icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ELEIÇÕES 2022

Eleições para governador da Bahia: confira entrevista com João Roma no podcast ‘Eu Te Explico’ 

Durante a entrevista, o candidato do PL respondeu questões relacionadas à infraestrutura, impostos, Auxílio Brasil, relação com o governo federal, segurança pública, geração de empregos, educação, saúde, entre outros temas

foto autor

Redação iBahia

22/08/2022 às 11:08 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Eleições para governador da Bahia: confira entrevista com João Roma no podcast ‘Eu Te Explico’ 

João Roma (PL) foi o primeiro entrevistado da série do g1 Bahia com os candidatos ao governo da Bahia. O postulante foi sabatinado na manhã desta segunda-feira (22) durante 1h30 por quatro jornalistas da Rede Bahia: Fernando Sodake (apresentador da TV Bahia), Valma Silva (editora do g1 Bahia), Danutta Rodrigues (coordenadora de conteúdo do núcleo iBahia-rádios) e Emmerson José (editor-chefe da central de radiojornalismo).

Durante a entrevista, o candidato do PL respondeu questões relacionadas à infraestrutura, impostos, Auxílio Brasil, relação com o governo federal, segurança pública, geração de empregos, educação, saúde, entre outros temas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Confira os principais pontos da sabatina:

Por que quer ser eleito governador?

"Quero ser governador para libertar a Bahia, para livrar a Bahia dessas práticas atrasadas. Dar oportunidade de melhorar de vida. São ciclos que se revezam com a política muito atrasada, onde nós observamos uma Bahia com muitas potencialidades, com território maior do que a França, com mais de 70% de energia renovável, um povo valoroso que se destaca em tudo que se propõe a fazer, mas amarrada a práticas políticas do século passado. Quero ser governador para que nós possamos ter uma Bahia de mãos dadas com Brasil"

Auxílio Brasil e Auxílio Bahia

"Ineficiência das políticas sociais desse período inteiro do governo do PT. Foram 16 anos que não se melhorou a vida do baiano. Não se pode comemorar quase dois milhões e meio de famílias baianos recebendo Auxílio Brasil, sendo o estado recordista no recebimento do programa social, com mais pessoas do que pessoas com carteira assinada. Precisamos mudar essa realidade. Primeiro vamos criar o Auxílio Bahia, um complemento de renda para os beneficiários do auxílio Brasil, porque o cidadão necessitado vai poder melhorar de vida tendo um suporte direto"

Políticas voltadas para a população LGBTQIAPN+

"Nós vamos cada vez mais fazer valer a nossa Constituição, que é respeitar cada indivíduo. Respeitar as opções de cada um é uma máxima nossa. Todos que nos conhecem, sabem. Não agimos com preconceito. Uma coisa é você respeitar a vontade de cada um, que está na Constituição, outra coisa é você fazer apologia, é você estar buscando cada vez mais chegar para nossas crianças e estar querendo impor determinadas políticas públicas. Isso nós não vamos permitir, mas todos terão direito, todos terão tratamento de respeito"

Substituta da Ford

"Existem muitas opções estabelecidas e o que nós queremos cada vez mais é buscar os potenciais e as vocações do Estado da Bahia, para que a gente possa atrair investimentos para o nosso estado. Isso vai se dá com o estado indo atrás de trazer esses parceiros e não virando as costas. [...] O que precisa ser feito é buscar uma política integral. Não essa política de desenvolvimento transversal, que está instalada na Bahia, onde o nome disso é transferir a responsabilidade. O que nós queremos cada vez mais é buscar em cada um desses nichos as suas potencialidades"

Urnas eletrônicas

"Da forma como os ministros têm se colocado, eles não estão puxando transparência para o processo. Eu não estou falando da máquina em si. Estou falando do processo, de como se apura, porque existem homens por trás disso, homens que mexem com dados, pessoas que compilam isso e no mundo digital esse rastro não fica. Até porque quando houve uma investigação no passado rapidamente pagaram todos os dados, e isso é uma coisa muito séria. O que se precisa trazer transparência e deixar esse processo cristalino"

Educação

"O governo do estado trata os servidores como adversários ou meramente como uma despesa no final do mês, que ele precisa cada vez mais esmagar. Enquanto que os servidores são a principal ligação entre as políticas públicas e a nossa sociedade. Nós precisamos inverter essa lógica poder cada vez mais buscar o projeto de qualidade de ensino no estado da Bahia, nós vamos efetivamente levar escolas de tempo integral para toda a Bahia, nós vamos utilizar cada vez mais a tecnologia através do tablet 5G, pois como 5G temos uma mudança de paradigma na parte da tecnologia, de informação e comunicação".

Vacina contra Covid-19

"Tem que buscar identificar essas questões para as pessoas e passar informação, não imposição. Porque hoje o que acontece: o senhor que não quiser tomar a quarta dose da vacina não consegue renovar a carteira de motorista no SAC. Então uma parcela da nossa população está praticamente impedida de ter acesso a serviços públicos. O governador impõe uma normativa, inclusive descumprindo outras, para que obrigue o cidadão a tomar uma vacina. Ninguém é obrigado a inocular uma substância. Precisam ser respeitadas as vontades de quem opta por outro caminho"

Considerações finais

"Quero agradecer ao g1 a oportunidade por estar aqui mostrando as minhas perguntas. Quero ser governador para diminuir os impostos e diminuir a burocracia que atrapalha a vida do cidadão. Dói no coração ver o Brasil avançando e a Bahia patinando. Quero agradecer a todos pela audiência e vamos juntos mostrar que a Bahia não é problema e sim solução para o nosso Brasil".

Série de entrevistas

Nesta semana, o g1 Bahia exibirá, ao vivo, uma série de entrevista com os candidatos ao governo da Bahia, sempre das 9h às 10h30. A ordem dos sabatinados foi definida em sorteio.

Confira ordem das entrevistas: ACM Neto (União Brasil) - 23/08; Jerônimo Rodrigues (PT) - 24/08; Kleber Rosa (PSOL) - 25/08; Giovani Damico (PCB) - 26/08 e Marcelo Millet (PCO) - 27/08.

A entrevista na íntegra está disponível em vídeo, e em áudio, como episódios especiais do podcast Eu Te Explico.

Leia mais sobre Eleições em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022