O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o plano de governo do deputado federal João Roma, do PL. O documento possui 70 páginas.
João Roma nasceu em Recife, capital de Pernambuco, em 1972, e, depois de 30 anos, em 2002, ele se mudou para Salvador. Na capital da Bahia, Roma se casou com a baiana Roberta de Araújo Costa, com quem tem dois filhos. Ele é formado em Direito e acumulou experiência política ao longo dos anos.
Leia também:
Em 1993, foi presidente do PFL Jovem de Pernambuco. Em 1996, em Brasília, participou da fundação Nacional do movimento da juventude partidária, sendo o primeiro presidente nacional do PFL Jovem. Foi chefe de gabinete na Prefeitura de Salvador no período de 2013 a 2018.
Também acumula atuações como assessor, delegado e chefe de escritório e gabinete em governos em Pernambuco, Salvador e nacionalmente.
No ano de 2018, Roma foi eleito deputado federal pela Bahia. Seguiu no cargo até 2021, quando assumiu o Ministério da Cidadania, no governo de Jair Bolsonaro. No entanto, ainda no primeiro semestre de 2022, ele deixou o cargo para se candidatar nas eleições na Bahia.
O candidato faz parte da coligação “De mãos dadas com o Brasil” e tem Leonídia Umbelina (PMB) como candidata a vice na chapa.
Entre as promessas de João Roma está a criação de um programa estadual de transferência de renda chamado Auxílio Bahia, que será complementar e vinculado ao Auxílio Brasil, além do Médicos pela Bahia, programa semelhante ao Médicos pelo Brasil, e que deverá ser implantado já nos primeiros 100 dias do eventual governo.
“O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias baianas em situação de pobreza e de extrema pobreza. O objetivo é incrementar a renda básica dessas famílias e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social”, diz o documento.
Outra proposta de Roma é a criação de um conjunto de ações na educação como valorização do ambiente escolar, plano de melhorias da infraestrutura escolar e um projeto de manutenção participativa, com a realização de mutirões para organização das escolas, com a participação dos estudantes, pais, professores e servidores.
"Será implantado um Centro de Gestão Avaliação e Monitoramento de Dados e Indicadores Educacionais, contemplando o Sistema Estadual de Avaliação Anual para o final de cada etapa/ciclo da Educação Básica", diz o plano.
Ao todo, o plano de governo do candidato é organizado em treze pontos estratégicos. Confira os pontos listados pela chapa João Roma e Leonídia Umbelina.
- Saúde
- Educação
- Segurança Pública
- Geração de Trabalho E Renda
- Infraestrutura
- Agropecuária
- Indústria
- Turismo
- Cultura
- Ciência, Tecnologia E Inovação
- Gestão e Parcerias Público Privadas
- Serviços
- Programa De Transferência De Renda – Auxílio Bahia
*O iBahia divulgará o plano de governo dos seis candidatos ao governo da Bahia. A ordem de publicação será alfabética. Os documentos completos de todos os candidatos pode ser encontrados no site do TSE.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!