A irmã da ex-musa da Gaviões da Fiel Ana Paula Minerato, a modelo Tati Minerato, se pronunciou sobre a polêmica de racismo envolvendo a parente. No texto, publicado por meio das redes sociais nesta segunda-feira (25), Tati afirmou que não deve ser associada a atitudes que “não condizem” com o que acredita. Ana Paula Minerato foi expulsa da posição de musa da Gaviões da Fiel na manhã desta segunda após repercussão do caso.
“Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e abalada. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história. Minha trajetória sempre esteve profundamente conectada ao samba, um universo rico, vibrante e que tem na cultura negra sua essência mais valiosa”, começou a modelo.
Leia também:
“Diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa”, se posicionou Tati Minerato.
Um áudio atribuído a Ana Paula Minerato, e vazado nas redes sociais no domingo (24), registrou falas racistas da ex-A Fazenda contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. Na gravação, a ex-musa de escola de samba usa as palavras “neguinha” e “cabelo duro” para se referir à cantora.
“A empregada [doméstica], a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro”, fala Ana Paula Minerato. “Sua fala é bem…”, tenta falar o cantor, mas é interrompido por Minerato. “Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha? Por que isso ali é neguinha né. Alguém ali, um pai ou a mãe, veio da África?”, ofende Ana Paula, exaltada.
Confira pronunciamento da irmã de Ana Paula Minerato na íntegra:
“São Paulo, 25 de novembro de 2024.
Hoje venho me pronunciar sobre uma situação que me deixou profundamente triste e abalada. Antes de mais nada, quero deixar claro que sou absolutamente contra qualquer forma de racismo ou preconceito. Essas atitudes não condizem com os valores que carrego e que fazem parte da minha história. Minha trajetória sempre esteve profundamente conectada ao samba, um universo rico, vibrante e que tem na cultura negra sua essência mais valiosa.
Foi nesse espaço que cresci, aprendi e me desenvolvi como pessoa, cercada por uma diversidade que só me engrandece. Por isso, sempre busco reconhecer, respeitar e valorizar essa herança que tanto me inspira. Sou grata por me acolherem!
Desde criança, em minha família, fui ensinada sobre a importância do respeito ao próximo. Minha mãe, Dona Sílvia, foi uma figura central nesse processo, sempre nos mostrando o valor de tratar todas as pessoas com igualdade e dignidade. Entretanto, diante do ocorrido envolvendo minha irmã, Ana Paula Minerato, preciso dizer que, por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito.
Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa. Meu compromisso será sempre com a construção de um futuro onde o respeito, a inclusão e a igualdade sejam valores inegociáveis. E assim que vivo e como quero continuar minha trajetória, tanto no samba quanto em todas as esferas da minha vida.
Com carinho e respeito,
Tati Minerato"
Gaviões da Fiel expulsa Ana Paula Minerato após caso de racismo
A ex-A Fazenda Ana Paula Minerato foi desligada da escola de samba Gaviões da Fiel, onde atuava como musa, após polêmica com racismo. A informação foi confirmada ao iBahia por meio de nota. Um áudio atribuído a ex-musa da escola de samba foi vazado nas redes sociais no domingo (24) e o assunto repercutiu negativamente nesta segunda-feira (25). Nele, ela usa os termos “neguinha” e “cabelo duro” para se referir a cantora Ananda, que faz parte do grupo Melanina Carioca.
No comunicado, a diretoria da Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval informaram que Ana Paula Minerato foi retirada de todas as atividades e representações ligadas à escola de samba.
“A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista. Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória”, se posicionou a escola de samba.
A Gaviões da Fiel afirmou ainda que não tolera comportamentos que “desrespeitem a igualdade e a dignidade humana”. A instituição reforçou que seguirá firme em uma trajetória que de respeito, inclusão e justiça.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!