A ex-A Fazenda Ana Paula Minerato foi desligada da escola de samba Gaviões da Fiel, onde atuava como musa, após polêmica com racismo. A informação foi confirmada ao iBahia por meio de nota. Um áudio atribuído a ex-musa da escola de samba foi vazado nas redes sociais no domingo (24) e o assunto repercutiu negativamente nesta segunda-feira (25). Nele, ela usa os termos “neguinha” e “cabelo duro” para se referir a cantora Ananda, que faz parte do grupo Melanina Carioca.
No comunicado, a diretoria da Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval informaram que Ana Paula Minerato foi retirada de todas as atividades e representações ligadas à escola de samba.
Leia também:
“A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista. Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória”, se posicionou a escola de samba.
A Gaviões da Fiel afirmou ainda que não tolera comportamentos que “desrespeitem a igualdade e a dignidade humana”. A instituição reforçou que seguirá firme em uma trajetória que de respeito, inclusão e justiça.
Confira o comunicado do desligamento de Ana Paula Minerato:
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.
Diretoria Gaviões da Fiel Torcida”.
Vaza suposto áudio com fala racista da ex-A Fazenda Ana Paula Minerato
Um suposto áudio da ex-A Fazenda Ana Paula Minerato proferindo falas racistas vazou nas redes sociais na noite de domingo (24). Na gravação, a famosa conversa com o cantor KT Gomez e, supostamente, se refere a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, como “cabelo duro” e “neguinha”. O áudio atribuído à musa da Gaviões da Fiel tem repercutido nesta segunda-feira (25).
“A empregada [doméstica], a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro”, fala Ana Paula Minerato. “Sua fala é bem…”, tenta falar o cantor, mas é interrompido por Minerato. “Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha? Por que isso ali é neguinha né. Alguém ali, um pai ou a mãe, veio da África?”, ofende Ana Paula, exaltada.
O áudio deixou internautas revoltados. “Em pleno 2024 e ainda somos obrigados a ouvir comentários racistas tão podres como esses. Revoltante”, comentou uma pessoa. “Misericórdia que atrocidades foi essa que acabei de ouvir, vagabund*”, se revoltou outro. “Que nojo, mano! Cadeia nessa racista”, pediu uma terceira.
Por meio do Instagram, a cantora Ananda se manifestou sobre o caso e rebateu as falas de Ana Paula. Ela afirmou que não tem medo da ex-A Fazenda, a chamou de pretensiosa e prometeu lidar com o assunto.
“E outra, não tenho medo de você não. Agora tu vai ver o que tu arrumou para tu. Tu sabe que aí tu meteu um tópico que é muito delicado e aí o buraco vai ser muito mais embaixo. Agora tu falou para todo, agora eu tô sabendo e geral sabe também”, pontuou a cantora.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!