icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Entenda

Claudia Leitte pode ter que se explicar à Justiça após polêmica

Denunciantes pretendem entrar com uma interpelação criminal contra Claudia Leitte, após substituir nome de Orixá na música 'Caranguejo'

foto autor

Iamany Santos

19/12/2024 às 11:18 • Atualizada em 19/12/2024 às 11:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A cantora Claudia Leitte foi denunciada por suposto racismo religioso ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) após substituir o nome de Iemanjá, Orixá das Águas, no hit "Caranguejo". Segundo o advogado Hédio Silva Jr, que representa a denunciante, a Yalorixá Jaciara Ribeiro, o objetivo é fazer uma interpelação criminal contra a cantora. A informação foi dada em entrevista ao iBahia, na manhã desta quinta-feira (19).


				
					Claudia Leitte pode ter que se explicar à Justiça após polêmica
Claudia Leitte pode ter que se explicar judicialmente após polêmica. Foto: Joilson Cesar/Ag. Picnews

A denúncia contra Claudia Leitte foi formalizada pela Yalorixá, que é Sarcedotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO), e será analisada pela promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz. Segundo informações do MP-BA, um inquérito civil foi aberto para apurar os fatos noticiados pelos denunciantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Diferente da representação civil, que busca investigar uma descaracterização de patrimônio cultural - como as religiões de matriz-africana -, a interpelação criminal serve para pedir explicações em juízo.

"A representação criminal é para que a Claudia Leitte vá a juízo dizer a razão pela qual ela fez essa alteração. O autor pode alterar sua obra? Pode, mas ali está explícito para nós que não foi criação artística, porque Yeshua destoa completamente do contexto da canção. A canção está dizendo 'quando abaixar a maré, jogue flores na água e saúde Iemanjá' ou saúde Nossa Senhora dos Navegantes", afirmou Hédio.

Ainda conforme a análise do advogado, caso Claudia não possa mais se referir a nenhuma entidade de uma religião de matriz africana, que ela, então, retire o Axé Music de seu repertório.


				
					Claudia Leitte pode ter que se explicar à Justiça após polêmica
Claudia Leitte em ensaio no Candyall. Foto: Joilson Cesar/Ag. Picnews

"Na verdade, ela atribuiu a mudança à religião dela. Mas, se ela já não pode pronunciar nada associado às religiões de mártir africana, para que não possa não pareça embuste, estelionato, ela precisa, inclusive, tirar o Axé Music do histórico da produção dela. Porque ela confirmando que tem a ver com intolerância religiosa, a sacerdotisa, que eu represento no processo, sacerdotisa Jaciara da Oxum, vai processá-la criminalmente", afirmou o advogado.

Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica: 'Não é racista'

Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte nesta quarta-feira (18) em entrevista exclusiva ao iBahia. A cantora virou alvo de críticas nos últimos dias após retirar a menção a "Iemanjá" da música "Caranguejo (Cata Caranguejo)" por "Yeshua". A decisão da artista gerou acusações de intolerância religiosa nas redes sociais. O criador da Timbalada, no entanto, destacou que a artista não é uma "pessoa racista".


				
					Claudia Leitte pode ter que se explicar à Justiça após polêmica
Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica: 'Não é racista'. Foto: Reprodução/ TV Globo

A situação polêmica aconteceu após a artista se apresentar no Candyall Guetho Square, em Salvador, com o projeto de verão "Soul De Rua". Em um vídeo que viralizou na web, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014.

"O gueto é uma casa laica. Todas as pessoas podem fazer suas manifestações. Quem sou eu para me meter nesta situação agora que tá todo mundo pensando que tipo de reação ter sobre uma questão dessa. É muito difícil, não queria me manifestar desse assunto, é muito polêmico, eu só quero dizer o seguinte: 'Deus está em todos os lugares'. E que a gente procure não colocar Deus e os Orixás nas nossas inconsequências", disse Brown em entrevista exclusiva ao iBahia.

Em tom firme, Carlinhos Brown destacou que não se pode julgar uma manifestação artística como a que foi feita por Claudia Leitte. As críticas contra Claudia Leitte tomaram proporção nacional após o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, dizer que a ação da artista é "racismo". A autoridade também ressaltou a importância de valorizar a história e a essência do Axé-Music.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Nem Te Conto