icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Denúncia

MP recebe denúncia contra Claudia Leitte após polêmica com música

Cantora foi denunciada ao Ministério Público da Bahia após trocar nome de Orixá no hit 'Caranguejo' durante apresentação

foto autor

Iamany Santos

19/12/2024 às 7:10 • Atualizada em 19/12/2024 às 11:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma denúncia contra a cantora Claudia Leitte, que aponta uma suposta postura discriminatória da artista ao substituir o nome Iemanjá, Orixá das Águas, na letra do hit "Caranguejo (Cata Caranguejo)". A denúncia considera ainda que a conduta da artista foi difamatória e degradante. A informação foi confirmada ao iBahia pelo MP, que analisa a denúncia dentro do escopo de racismo religioso.


				
					MP recebe denúncia contra Claudia Leitte após polêmica com música
MPBA recebe denúncia contra Claudia Leitte após polêmica com música. Foto: Joilson Cesar/Ag. Picnews

"Diante da representação formulada pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro), o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, instaurou inquérito civil para apurar os fatos noticiados", disse o órgão, em nota.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A situação viralizou após um vídeo do show da cantora no Candyall Guetho Square, em Salvador, com o projeto de verão "Soul De Rua", no dia 14 de dezembro. Nas imagens, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014.

A denúncia foi formalizada pela Yalorixá Jaciara Ribeiro, sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum, e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO) será analisada pela promotora Lívia Sant'Anna Vaz.

Caso ela entenda que a solicitação é válida, o MP-BA oferecerá a denúncia para o caso ser investigado pelas autoridades. Apenas após uma análise de provas serão apontados supostos crimes praticados. O iBahia entrou em contato com a assessoria de Claudia Leitte e aguarda posicionamento.

Conforme a análise de Hédio Silva Jr, advogado que participou do registro da denúncia, a troca feita pela cantora não foi um improviso e o intuito da denúncia é que Claudia Leitte explique a mudança na letra da música. "Está evidente que não é uma criação artística ou uma improvisação", disse ele.

"Considerando todos os aspectos e a argumentação na denúncia, Claudia Leitte pode ser investigada por intolerância religiosa e racismo religioso", analisou o advogado Ricardo Vieira de Souza, ao Splash.

Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica: 'Não é racista'


				
					MP recebe denúncia contra Claudia Leitte após polêmica com música
Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica: 'Não é racista'. Foto: Reprodução/ TV Globo

Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte nesta quarta-feira (18) em entrevista exclusiva ao iBahia. A cantora virou alvo de críticas nos últimos dias após retirar a menção a "Iemanjá" da música "Caranguejo (Cata Caranguejo)" por "Yeshua". A decisão da artista gerou acusações de intolerância religiosa nas redes sociais. O criador da Timbalada, no entanto, destacou que a artista não é uma "pessoa racista".

"O gueto é uma casa laica. Todas as pessoas podem fazer suas manifestações. Quem sou eu para me meter nesta situação agora que tá todo mundo pensando que tipo de reação ter sobre uma questão dessa. É muito difícil, não queria me manifestar desse assunto, é muito polêmico, eu só quero dizer o seguinte: 'Deus está em todos os lugares'. E que a gente procure não colocar Deus e os Orixás nas nossas inconsequências", disse Brown em entrevista exclusiva ao iBahia.

Em tom firme, Carlinhos Brown destacou que não se pode julgar uma manifestação artística como a que foi feita por Claudia Leitte. As críticas contra Claudia Leitte tomaram proporção nacional após o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, dizer que a ação da artista é "racismo". A autoridade também ressaltou a importância de valorizar a história e a essência do Axé-Music.

"Eu não queria estar falando [disso], é polêmica, eu tenho uma espiritualidade muito acentuada, mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista. A gente tem que buscar esse tom, não vi que o secretário falou, ele falou sobre mudar letras, e, para o povo de santo, que tem tamanha clareza, e sabe que Yeshua é Oxalá. A gente não tem que estar polemizando isso", endossou o artista, que considera Claudia Leitte uma afilhada musical.

Ele ainda chamou a atenção para as letras feitas em depreciação contra a mulher. "Feio são letras que detonam a mulher, inconsistentes com desejos sociais que a gente tem. Dá licença, eu não quero me envolver em polêmica, parem de nos separar, nos dividir. Nós temos problemas, somos desrespeitados o tempo todo, não pode usar as pessoas que a gente consegue chamar, que se aproximam, contra nós mesmo. Eu não tenho nada com essa polêmica, mas eu posso garantir que Claudinha não é uma pessoa racista. Se ela mudou a letra, é responsabilidade dela como artista, mas imaginar que ela seja uma pessoa racista é lei do engano", finalizou. Veja o vídeo abaixo:

Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto