Existem diversos tipos de creme de leite disponíveis no mercado, e por isso podem surgir dúvidas na hora de escolher o mais indicado para cada receita. Saiba um pouco mais sobre eles antes de tomar a decisão:
Creme de leite de caixinhaPossui cerca de 25% de gordura e é facilmente encontrado. É o tipo ideal para ganaches, coberturas e molhos leves. Após aberto, o creme deve ser conservado em geladeira dentro de um recipiente fechado.
Creme de leite de lataPossui a mesma quantidade de gordura do creme de caixinha e é indicado para as mesmas receitas, mas vem com o soro separado. Na hora de utilizar, todo o conteúdo da lata deve ser misturado com uma colher, a menos que a receita indique que o creme deve ser separado do soro.
Creme de leite lightÉ o mesmo creme da lata, mas tem a quantidade de gordura reduzida a cerca de 15% e é menos saboroso.
Creme de leite frescoA versão fresca possui 50% de gordura e é indicada para sobremesas mais consistentes e molhos à carbonara. Ele também pode ser fervido, batido e congelado. Deve ser mantido sempre sob refrigeração.
Creme de leite azedoJá o creme de leite azedo, feito com uma cultura parecida com a do iogurte, funciona bem com chili e batatas. Em algumas receitas, ele pode ser substituído por coalhada. Como não há produção industrial deste tipo de creme no Brasil, quem quiser pode fazer em casa: basta misturar uma xícara de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão e deixar descansar por 30 minutos. Deve ser conservado na geladeira.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade