Comemorar o aniversário de Salvador é sinônimo de comer comida boa. Terra do dendê, do pãozinho, da cocada e de tantas delícias que fazem da capital baiana um dos lugares mais conhecidos do Brasil pela gastronomia, é claro que o dia 29 de março pede um cardápio especial.

Para celebrar os 476 anos de Salvador, o iBahia separou três receitas clássicas e especiais, que remetem à capital baiana em cheiro, cor e, principalmente, sabor. Confira abaixo as escolhas:
Leia também:
Dadinhos da tapioca (entrada)
Ingredientes
- 500 g de farinha de tapioca granulada
- leite integral
- 1 litro de leite líquido integral
- queijo coalho
- 500 g de queijo coalho ralado
- sal a gosto
- pimenta-do-reino branca a gosto
- 1 pote de geleia agridoce de pimenta para acompanhar

Como fazer:
- Aqueça o leite em uma panela.
- Quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo coalho ralado e continue mexendo.
- Logo em seguida adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo.
- Adicione o sal e pimenta a gosto.
- Pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados.
- Despeje em uma forma coberta com papel filme (pvc), cubra em cima também e leve para a geladeira por duas horas.
- Depois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar.
- Sirva em seguida acompanhado da geleia de pimenta agridoce.
Moqueca de ovo com camarão seco (prato principal)
Ingredientes
- 6 ovos
- 2 tomates maduros
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 200 ml de leite de coco (cerca de ¾ de xícara [chá])
- ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 6 ramos de coentro (talos e folhas)
- 2 raízes de coentro
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 2 pimentas-de-cheiro
- ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo
- Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro (mantenha as raízes e os talos).
- Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 2 cm. Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento e cada metade em 6 pedaços. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm.
- Descasque e pique fino os dentes de alho. Pique fino as raízes e os talos do coentro e reserve as folhas inteiras para a finalização.
- Corte as pimentas dedo-de-moça e de cheiro ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe e descarte as sementes. Fatie fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos.
- Leve uma caçarola baixa média (ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Adicione as pimentas, o alho, as raízes e os talos do coentro. Refogue por cerca de 2 minutos, até que o preparo fique bem perfumado.
- Adicione 1 colher (sopa) de azeite, acrescente os pimentões, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, ou até que os pedaços fiquem macios. Junte o tomate e misture bem.
- Regue com o leite de coco, a água, o dendê e tempere com ½ colher (chá) de sal. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 minutos, para formar um caldinho bem saboroso.
- Numa tigela pequena, quebre 1 ovo de cada vez e, delicadamente, transfira para o caldo da moqueca, com cuidado para não estourar a gema. Tempere os ovos com uma pitada de sal, tampe e deixe cozinhar por 7 minutos — a clara deve estar cozida e a gema cremosa. Finalize com as folhas de coentro e sirva a seguir.
Cocada branca (Sobremesa)

Ingredientes:
- 2½ xícaras (chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)
- 1½ xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo
- Numa panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.
- Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio – para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
- Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.
- Transfira a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
- Com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada em queneles e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora, mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

AUTOR
Nathália Amorim
AUTOR
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade
