Quando o assunto é trabalho em equipe, você tem colegas mais competitivos ou colaborativos? Esse é um tema que levo sempre em conta dando palestra ou algum treinamento em uma empresa. Percebo que ambientes mais competitivos geram mais ruídos de comunicação e desentendimentos do que aqueles onde a equipe tem um comportamento mais colaborativo dentro da rotina profissional.
O que as empresas esperam dos seus profissionais é produtividade e das suas equipes resultados. Mas o ambiente tem que estar propício a essas entregas. Muito se fala de ambientes tóxicos de trabalho e como isso estressa e atrapalha a rotina de uma empresa. Onde isso acontece, percebemos pessoas tensas, estressadas e que beiram o burnout. Tudo isso gera rusgas nas relações interpessoais, na deficiência de comunicação e na falta de qualidade do trabalho em equipe, o que acaba aumentando o medo e a vergonha dos profissionais pedirem ajuda, quando assim precisam. Tudo é motivo de desconfiança. Vale a pena trabalhar num ambiente assim?
Leia também:
Do outro lado, existem ambientes mais colaborativos onde a comunicação e as relações fluem de maneira mais saudável, onde se entende e se exercita o verdadeiro sentido do trabalho em equipe. Esses são lugares em que os profissionais estão mais dispostos a se relacionarem de maneira saudável e trabalharem para fazer suas entregas com qualidade e cumprindo seus prazos.
Falar sobre ambientes profissionais é, também, falar sobre pessoas. E cada uma tem um perfil. Uma boa liderança sabe como administrar as diferenças, para extrair o melhor. Por outro lado, cada profissional também carrega a sua responsabilidade na sua atuação. A execução das funções é tão importante quanto a qualidade das relações que são desenvolvidas em uma empresa. Ela até tem responsabilidade em dar treinamentos e palestras para desenvolver e manter essa sintonia, mas o profissional precisa, igualmente, estar disposto a desenvolver e manter habilidades necessárias para se engajar num ambiente mais colaborativo.
Leia 03 dicas para melhorar o trabalho em equipe e criar AMBIENTES MAIS COLABORATIVOS:
- Trabalhe a comunicação. Coloque em prática essa habilidade, a fim de impulsionar a colaboratividade na equipe.
- Participe de palestras e treinamentos que foquem além da sua competência técnica, que tragam informações e aprendizados importantes sobre as habilidades comportamentais.
- Times colaborativos são alimentados por profissionais que chegam para somar, entendendo as suas funções, as dos seus pares e ao que a empresa se propõe.
Perfis competitivos vão existir em qualquer lugar. Podem ser em maior grau ou menor. Mas a escolha em se manter leal aos valores e despenho colaborativo irá depender de como cada um escolhe ou é treinado a conduzir as suas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!