Em novo episódio do ScreamCast, Jeff Beltrão e Solange Gueiros, discutiram sobre Web3, cripto e metaverso. Ambos estiveram presentes na 5ª Edição do Scream Festival, que ocorreu em novembro de 2022. [Veja a entrevista na íntegra acima].
Inicialmente, a dupla conversou sobre as mudanças da internet ao lado dos anos, intitulados como Web1, Web2 e a Web3.
Leia também:
"A primeira relação que a gente teve foi a Web1, internet estática, em que a gente era apenas consumidores. A gente ainda não tinha ainda a interação que a Web2 veio proporcionar. É a internet que estamos, é a mais popularizada hoje, é a que possibilitou a criação dos aplicativos e a gente passou a interagir de outra maneira com essa plataforma", explica Jeff Beltrão.
Solange Gueiros argumentou que no caso da Web3, a questão é a descentralização dos dados, e que o usuário mantenha a posse da informação.
"A Web3 a questão a descentralização geral, no sentido que você tenha posse das suas informações, e de que as informações sejam armazenadas de maneira descentralizadas e que sejam consumidas de uma maneira mais descentralizada", analisa.
Em seguida, foi destacada o que causou a inserção da "blockchain" e uma futura inclusão da Web3.
"Primeiro, eu acho que a gente vai usar e escolher sistemas que incluem a web3, simplesmente porque eles são melhores. […] e porque a gente vem por um caminho da descentralização das informações e dos valores. E quando a gente vai caminhando da web3, a gente vai tirando isso da mão das grandes empresas, e trazendo a informação para o nosso poder. A gente fala muito sobre identidade autosoberana", conta Solange.
Já Jeff Beltrão salientou que a inserção da "blockchain" chega para resolver as relações de confianças, "a forma como a gente tem garantias dentro de serviços das mais diversas indústrias".
"O blockchain é transparente. Qualquer um pode ver as transações lá dentro, você tem a imutabilidade dos dados e você tem a garantia de que os dados que estão lá estão corretas", completou Solange.
Sobre a maturidade da Web3, a dupla destacou a importância do material humano para o desenvolvimento.
"Eu sempre digo, nos bate-papos que eu faço, que o maior desafio hoje é o material humano. É uma tecnologia muito nova, que está se desenvolvendo de uma forma muito rápida. Sim, vive um bom momento para quem quer empreender, pensar soluções para essa tecnologia, eu diria que talvez seja o melhor momento, é onde as oportunidades estão borbulhando", pontuou Jeff.
"Precisa de gente para desenvolver os projetos. […] Esse mundo é novo. Você vai começar a partir de tecnologia de ponta, vai começar antes de outras pessoas e vai ser um sucesso lá na frente, porque começou primeiro, vai ter mais experiência no futuro", completou Solange, falando sobre a chegada e implementação da Web3, assim como o desenvolvimento dela.
Em outro momento da conversa, os especialistas conversaram sobre metaverso, a dupla distinguiu a tecnologia da Web3 e qual a relação.
"O metaverso faz parte da Web3. Não são coisas distintas. O metaverso, realidade virtual, não nasceu no Web3, o que muda, agora, é a descentralização e o exercício da propriedade dentro desse metaverso. […] o metaverso mudou, a partir da Web3, porque muda a forma que a gente se relaciona ali dentro, a gente passa de fato a exercer a propriedade", explica Jeff.
Por fim, Jeff Brandão e Solange Gueiros falaram sobre criptomoedas e o monopólio do dinheiro.
"O bitcon foi criado por um pseudônimo e isso aconteceu na crise de 2008. Era um momento mundial, de uma crise em bancos e surge uma forma de dinheiro, uma nova forma de trocar valor, pela internet, de maneira descentralizada, com um consenso que é a validação das transações que não depende de nenhuma pessoa, de nenhum banco, de nenhum governo, que nenhum governo consegue parar e que tá aí até hoje", analisa Solange.
Jeff também falou sobre os ganhos da Web3, a blockchain e esse tipo de e tecnologia traz.
"Acho que toda essa tecnologia traz é a democratização dos serviços financeiros. Hoje há serviços de bancos que acontecem de maneira descentralizada, na Web3, e pra você usar esses serviços, você precisa de uma carteira digital. […] Talvez pra ninguém isso seja uma grande coisa, mas para o rapaz, a menina que mora no beco da comunidade, num território em que não tem acesso à grande maioria dos serviços do estado, agora tem. Lá dentro, todo mundo é código", avaliou.
Além disso, Jeff Brandão e Solange falaram sobre o futuro da internet, o desenvolvimento da Web3 e outros assuntos relacionados.
Leia mais sobre Scream Festival - 5ª Edição no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!