A unidade do Hemoba em Salvador ampliou seu horário de funcionamento aos sábados diante da expectativa para o aumento na demanda de sangue. Agora, o órgão irá funcionar das 7h30 às 16h30 e o novo horário de atendimento começa a valer a partir deste sábado (3). O Hemoba fica localizado na Avenida Vasco da Gama.
A instituição enfatiza que, em relação ao ano passado, as doações caíram 20% nesta Semana Nacional do Doador na Bahia. Em 2022, 4.424 pessoas se apresentaram, enquanto que em 2021 foram 5.311 doadores.
Leia também:
Existem alguns fatores que podem ter contribuído para essa queda, entre eles as comemorações da Copa do Mundo e as recentes chuvas. Além disso, o aumento nos casos de Covid-19 e o período de férias também podem ter influenciado essa redução.
Critérios para doação
Apesar disso, o Hemoba reforça a necessidade de doar sangue, principalmente com a chegada das festas de fim de ano, período onde pode haver um aumento na demanda exigida do Banco de Sangue. Nesse sentido, o órgão enfatiza que para doar a pessoa deve ter entre16 e 69, bem como pesar, no mínimo, 50kg.
Além disso, a pessoas deve estar saudável, descansada, alimentada e ter evitado o consumo de alimentos gordurosos algumas horas antes da doação. É importante lembrar que a pessoa não deve fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar ingerir bebida alcóolica pelo menos 12 horas antes.
Vacinas
Dúvida recorrente desde do início da aplicação de vacinas contra a Covid-19, o Hemoba esclarece que pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem esperar 48 horas para doar. No caso das outras vacinas contra Covid-19, como a Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o período de espera é de 7 dias.
Aqueles que testaram positivo para o coronavírus só podem doar 10 dias após sua total recuperação da doença. Entretanto, aqueles que tiveram contato com uma pessoa contaminada não podem doar pelos próximos 7 dias após o contato.
Medula óssea
Além da doação d sangue, os voluntários podem também realizar um cadastro de doação de medúla óssea. Para se cadastrar, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos e passar por uma coleta de 5ml de sangue.
É preciso que a pessoa esteja em um bom estado geral de saúde não possua nenhuma doença infecciosa ou incapacitante. O candidato também não pode apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!