O Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, em Salvador, triplicou o número de leitos exclusivos para Covid-19 e voltou a operar com 240 vagas nesta sexta-feira (2). Três semanas atrás o número de leitos era de 80.
Segundo a unidade, o aumento da capacidade foi preciso para atender à alta de demanda de casos da doença ocorrida nos últimos dias na Bahia. Dos 240 leitos em funcionamento, 120 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 120 de enfermaria.
Leia também:
O número atual é, de acordo com o hospital, o mesmo já oferecido nas outras quatro ondas desta pandemia, desde 2020, quando a unidade começou a funcionar como um Centro de Tratamento de referência no estado para Covid-19.
Nesta sexta, apesar do aumento de leitos disponíveis para tratamento da doença, a ocupação durante a tarde chegou a 73% nas UTIs e 78% nas enfermarias. De cada 10 pacientes internados, 8 não estão com o seu ciclo vacinal completo com as 4 doses.
Conforme o hospital, estas taxas são rotativas, porque o fluxo da Regulação está em alta, e o Hospital segue recebendo pacientes Regulados de outras unidades de saúde da capital, da região metropolitana e do interior do estado.
Desde abril de 2020, o Hospital Espanhol já deu alta a cerca de 5mil pacientes curados da Covid-19.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!