icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Motociclistas de aplicativos protestam para realizar transporte de passageiros no Carnaval

Grupo disse que esse tipo de transporte está baseado em uma Lei Federal. Mas, a Prefeitura alega irregularidades

foto autor

Redação iBahia

09/02/2023 às 12:47 • Atualizada em 10/02/2023 às 15:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Motociclistas de aplicativos protestam para realizar transporte de passageiros no Carnaval
Foto: Reprodução / TV Bahia

Os motociclistas que trabalham em aplicativos de transporte, como Uber e 99 Pop, realizam um protesto na Avenida Paralela, no início da tarde desta quinta-feira (09), sentido Aeroporto, em Salvador. Segundo informações da TV Bahia, a categoria reivindica a atuação deles, no transporte de passageiros, de forma legal na cidade assim como durante o Carnaval.

O grupo disse que esse tipo de transporte está baseado em uma Lei Federal, que por sua vez, tem uma regulamentação da gestão municipal. A questão é que regulamentação da lei, autoriza apenas o transporte de motoristas por app em automóveis de 4 rodas. E não de motos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Ou seja, se os motociclistas circularem pela cidade eles podem ter o veículo apreendido e multado, já que para Prefeitura eles se encontram irregulares. Atualmente, na capital baiana, o transporte de pessoas em motocicletas só é autorizado para mototaxistas regulamentados, mediante licença.

O que diz a SEMOB

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que a lei municipal 9.488/2019, que dispõe sobre o serviço de transporte por aplicativos em Salvador, não prevê a utilização de motocicletas - como citado anteriormente.

Ainda segundo a SEMOB, o artigo 13 detalha "todas as características que o veículo deve possuir para atuar na cidade, especificando, inclusive, no inciso IV, que este deve ter ao menos 4 portas, ar condicionado e capacidade máxima para sete passageiros."

A Semob realiza diariamente ações de combate ao transporte irregular de passageiros em diversos pontos da cidade, com base na Lei Municipal 9.107/2016, que dispõe sobre o combate ao transporte clandestino. Caso seja identificado algum motorista que realize a atividade irregularmente, sem que esteja devidamente credenciado junto à Prefeitura, as medidas administrativas são adotadas pelas equipes de fiscalização, com multa e remoção do veículo.

A Semob alertou ainda aos usuários que evitem recorrer a este tipo de serviço uma vez que eles podem oferecer riscos à segurança, e orienta que optem por utilizar veículos regulamentados e devidamente vistoriados pela pasta.

O que diz os aplicativos

O iBahia entrou em contato com a 99Pop e a Uber para mais informações sobre o caso. Até o momento, a Uber ainda não se pronunciou sobre o caso. Já a 99Pop informou em nota que "a modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais no Brasil e, assim, segue oferecendo normalmente a modalidade na cidade de Salvador (BA). A legalidade se refere tanto a quatro como duas rodas, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana."

A companhia reforçou ainda "que os limites da regulamentação do transporte de passageiros são definidos exclusivamente na esfera federal, sem necessidade da autorização dos municípios."

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador