Manchas de óleo voltaram a aparecer em pelo menos cinco praias de Salvador neste final de semana. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Inema), o material é resto da substância que atingiu a costa brasileira e consequentemente a Bahia em 2019.
De acordo com a Limpeza Urbana De Salvador (Limpurb), pequenos fragmentos de óleo foram encontrados na última sexta-feira (26) nos trechos de Jaguaribe, Piatã, Farol de Itapuã e Praia do Flamengo. Já no sábado (27), um morador de Stella Maris encontrou novas manchas na areia.
Leia também:
Segundo a Limpurb, agentes de limpeza foram direcionados para o local e recolheram cerca de um quilo do material na orla. A quantidade é considerada pequena pelo órgão, que segue monitorando a situação nesta segunda-feira (29).
Para a retirada do óleo das praias, a Limpurb segue um protocolo determinado pelo Inema, que orienta o armazenamento do resíduo em recipiente plástico, com impermeabilização de solo, e posteriormente, encaminhamento para análise.
Em nota, o Inema informou que este mesmo episódio tem acontecido nos últimos dias no litoral norte baiano, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o instituto, o reaparecimento é comum devido às fortes ondas e a maré, que têm revolvido o óleo que ficou nas areias das praias.
Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!