O documentário "Fevereiros", de Marcio Debellian, terá sessão de pré-estreia seguida de debate com o diretor nesta terça-feira, 29 de janeiro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Os ingressos custam R$8 para meia entrada e R$16 para inteira.
Já a terra natal de Maria Bethania e Caetano Veloso, ganhará uma exibição aberta ao público dia 31 de janeiro, às 21h, na Praça da Matriz, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro.
O longa, que acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, com o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal, já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo e mostra a construção do carnaval em 2016. Desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida.
O filme viajou com Maria Bethânia para o Recôncavo baiano, onde participou de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, conhecendo o universo que inspirou o enredo. Neste trânsito entre o Rio de Janeiro e a Bahia, Fevereiros depara-se com questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo.
O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, do carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poeta Mabel Velloso, irmã de Bethânia, e do porta-bandeira da Mangueira, Squel Jorgea.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!