Foi iniciada nesta nesta segunda-feira (2) a 2ª etapa das estratégias de vacinação contra a gripe e o sarampo, na capital baiana. Além dos públicos que já faziam parte das campanhas, foram incluídos, nessa nova fase, novos públicos.
A mobilização acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, em todas as 156 salas de vacina instaladas nos postos de saúde da Atenção Básica do município.
Leia também:
No sábado (30), a capital teve um Dia D de vacinação. Ao longo do dia, foram vacinadas mais de 25 mil pessoas. Foram 18.708 indivíduos vacinados contra Influenza e outras 6.632 pessoas contra o sarampo.
Segundo a prefeitura, neste primeiro dia da 2ª etapa da estratégia, os idosos continuaram marcando presença aos postos para receber o imunizante.
Durante a manhã, o aposentado Evaristo Evangelista, de 77 anos, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ramiro de Azevedo, em Nazaré.
Ao tomar a dose da vacina, ele destacou a importância de se proteger contra vírus e doenças. “Todos os anos venho receber a vacina da influenza, por isso eu nunca mais fiquei gripado. Não perco nenhuma campanha de vacinação. Já está provado que isso salva vidas”, disse.
Aos 90 anos, o aposentado José Cunha disse que se orgulha da saúde e vitalidade. “Cheguei nessa idade tomando todos os imunizantes. Sei da importância de cuidar da saúde, por isso não deixo de manter o cartão de vacina atualizado. Todos os anos eu venho e indico que todos venham também. Não há nada mais importante do que manter a saúde em dia”, contou.
A partir de hoje, podem receber vacina contra influenza crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Durante a 2ª etapa das estratégias, a aplicação do imunizante contra sarampo estará disponível para crianças de 6 meses a menores 4 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde. Para se vacinar, é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e documento com foto. Os profissionais da saúde devem apresentar a carteira do órgão onde atua.
Meta da campanha
Desde o início da campanha, de acordo com a prefeitura, foram vacinados contra influenza aproximadamente 115 mil pessoas na capital baiana. O número corresponde apenas a 12,63% de cobertura vacinal. Durante a estratégia de vacinação deste ano, foram aplicadas quase 16 mil doses de imunizante contra o sarampo, o que representa 11,13% do público alvo.
Apesar da baixa adesão, a meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para a estratégia. A estimativa é que este ano cerca de 1,2 milhão de pessoas façam parte do público-alvo da campanha da gripe.
Cerca de 552 mil moradores da capital baiana estão elegíveis para a atualização vacinal contra o sarampo. O objetivo da campanha é proteger pelo menos 95% desse público.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!