A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizará neste mês de setembro, conhecido pela tradição da oferta do caruru dedicado aos santos Cosme e Damião, uma ação de fiscalização de preços dos itens da iguaria em feiras e mercados da cidade.
De acordo com o encarregado de fiscalização do órgão, Carlos Conceição, a pesquisa é realizada anualmente tanto para verificar a variação de preço dos itens do caruru, como também as condições de consumo e armazenamento desses produtos.
Os principais itens verificados são o azeite de dendê, o quiabo, o camarão seco, a castanha, o leite de coco, o feijão fradinho e o coco seco. De acordo com a pesquisa, a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, foi a que apresentou os menores preços aos consumidores.
Segundo a vendedora de hortifrúti Leda de Jesus, 57 anos, o fluxo de consumidores na Feira de São Joaquim, ainda está aquém do esperado, mas sua expectativa é boa até o final deste mês. Leda vende o cento do quiabo por R$8.
O item cujo preço se manteve mais estável em relação ao ano passado é o amendoim torrado, encontrado na loja por R$10 o litro, caso o pagamento seja à vista ou através do Pix.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!