icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Carnaval de Salvador: proposta para implantação de novo circuito é enviada à prefeitura

Documento aponta benefícios e vantagens de uma possível mudança do circuito Barra-Ondina para a Boca do Rio; moradores, foliões e artistas se posicionam sobre o assunto

foto autor

Redação iBahia

18/08/2022 às 21:27 • Atualizada em 05/10/2022 às 13:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Carnaval de Salvador: proposta para implantação de novo circuito é enviada à prefeitura
Foto: Valter Pontes/ SECOM

A proposta de implantação do novo circuito do Carnaval de Salvador foi entregue à Prefeitura nesta quinta-feira (18), pelo Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).

O documento aponta benefícios e vantagens referentes à realização da folia no trecho de orla que vai do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, até a entrada da Avenida Pinto de Aguiar, em Patamares.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A ação ocorreu no Palácio Thomé de Souza e contou com as presenças de representantes de entidade, além do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

De acordo com a proposta, a medida seria uma alterativa para trazer mais conforto a moradores e visitantes, além de melhor estrutura para mobilidade, acessibilidade e serviços públicos em geral.

O prefeito Bruno Reis afirmou que a o documento será avaliado pela equipe técnica da Prefeitura.

“Vamos discutir internamente os detalhes e a viabilidade de execução dessa proposta. A intenção é dar o parecer com maior brevidade possível”, assegurou.

Abaixo-assinado contra criação do novo circuito

Enquanto o projeto é entregue à Prefeitura, um abaixo-assinado ocorre em paralelo, contrário à aprovação do novo circuito.

Moradores, empresários e trabalhadores da região Barra/Ondina se juntaram na campanha "S.O.S Carnaval SSA". O objetivo é chamar atenção e defender a permanência da tradição no circuito Dodô, além da revitalização do carnaval no Centro da Cidade.

Segundo a campanha, um abaixo-assinado já dispõe de cerca de 5 mil assinaturas em prol a preservação do Carnaval nos moldes conhecidos pelos baianos.

Uma Audiência Pública sobre o futuro do carnaval será realizado na Câmara Municipal de Salvador no dia 23 de agosto.

Posicionamento de artistas

Assim como a associação de moradores, alguns artistas também estão se posicionando sobre a possibilidade de mudança do circuito Dodô (Barra-Ondina) contra e a favor.

Ao menos para os cantores Márcio Vitor, comandante do Psirico, Tony Salles, do Parangolé, Lincoln, O Poeta e o O Kanalha, toda mudança é bem vinda. Para os grandes nomes do pagode baiano, não importa o circuito e sim levar boas música e astral para os foliões.

“Eu sou um operário do carnaval, acho que toda mudança que seja positiva pro povo, pensando no conforto e no bem-estar. Eu quero que as pessoas vistam fantasia, que as pessoas dancem, tanto o rico, o classe média e o de lá de baixo. Então tem que ter acessibilidade. Eu sou feliz com qualquer mudança que seja melhor para o povo, os artistas estão ali pra fazer o trabalho deles, o povo tá ali e precisa de banheiro químico e de ar-condicionado no buzu pra chegar lindo lá.”, disse Márcio Victor.

“Qualquer mudança ela é bem vindo, seja ela benéfica. Acho que todo mundo tá estudando, tanto que ainda não confirmado de fato. Mas eu sou muito aberto a essa mudança. Eu acho que se for benéfica para o carnaval, vale sim a gente abraçar.”, ponderou Tony Salles.

“Toda mudança a gente toma um susto, então a gente fica perguntando quais são os motivos, se é questão de segurança, vizinhança… Gestor público é algo que eu admiro, eles devem estar ouvindo os artistas, tentando atender a todas as comunidades… Eu como cantor, quero estar com a roupa [figurino] no corpo, microfone na mão e servindo o povo com a minha música. É o que eu sei fazer.”, completou Lincoln.

Já Bell Marques fez uma declaração nas redes sociais, em que afirma que a mudança não deveria ser concretizada já para o ano que vem.

“Pense num problema. A todo instante, todos me perguntam qual a minha opinião sobre o assunto. Eu não conheço o projeto então é muito difícil eu dar uma opinião. Uma pena porque eu nasci no carnaval, eu tenho grandes blocos no carnaval, a minha vida é o carnaval, e com certeza, por menor que fosse, a minha opinião iria contribuir para o projeto”, diz em um trecho.

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador