Foto: Reprodução/Redes Sociais
Candidatos do concurso da Petrobras denunciaram, na manhã desta segunda-feira (21), a desorganização e o acometimento de várias infrações durante a aplicação da prova do processo seletivo no domingo (20), aqui em Salvador.
De acordo com o grupo, oito salas do Colégio Unirb Patamares apresentaram problemas nos aparelhos de ar condicionado. A organização do concurso foi feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e os representante da entidade tentaram solucionar a questão, transferindo os mais de 200 alunos para outros espaços da instituição. Porém, muitas infrações foram cometidas nesse processo. Entre eles: uso de celular, transferência dos alunos com prova em mãos, não assinatura da frase que atesta a caligrafia dos candidatos, conversas paralelas entre inscritos e até ausência de distanciamento social obrigatório por conta da pandemia da Covid-19.
A transferência dos candidatos foi realizada para o auditório e também para o ginásio esportivo da Unirb. Cadeiras tiveram que ser carregadas pelos próprios alunos. Daniel Martins, um dos candidatos, acabou desistindo do concurso.
Em entrevista ao iBahia, ele contou que nunca viu uma situação parecida. Daniel estava se candidatando a uma vaga de administração e relatou as infrações em prova para que a comissão organizadora tivesse acesso ao documento. "Os candidatos conversam entre si no próprio auditório, com a prova em mão. Um negócio assim...um vexame. Foi um negócio assim assustador. Se um concurso desse é assim, imagine o resto", descreveu o inscrito.
O iBahia entrou em contato com a Unirb e com a Cebrasp. Em nota, a Cebrasp informou que "nas três visitas ao Centro Universitário UNIRB, em Salvador/BA, realizadas previamente à aplicação das provas, os aparelhos de ar-condicionado encontravam-se em perfeito funcionamento. Não obstante, no momento da aplicação, a Coordenação constatou uma pane na rede de ar condicionado que afetava 9 salas, das 44 utilizadas no referido local. O Centro, visando fornecer maior conforto aos participantes do evento, orientou para que ocorresse o deslocamento até ambientes que possuíam sistema de climatização em funcionamento e que poderiam acomodar a aplicação da prova com segurança, como a biblioteca e o auditório, espaços que foram devidamente adaptados para receber a aplicação.
Durante o trajeto, dois candidatos retiraram o telefone celular da embalagem porta-objetos lacrada e filmaram o deslocamento, infringindo, assim, uma das regras do processo seletivo. Esses candidatos foram identificados e eliminados do certame. Ressalta-se que, após a realocação dos candidatos, a prova transcorreu com tranquilidade e o atraso para o início foi compensado ao final, a fim de que não restasse prejuízo aos candidatos. Não há, portanto, qualquer necessidade de reaplicação do processo seletivo da Petrobras".
A entidade não falou sobre o manuseio das provas no percusso do concurso. A unirb ainda não se pronunciou sobre o caso.
O concurso
O concurso prevê a contratação de 4.537 pessoas para vagas de nível superior, com salário inicial de R$ 11.716,82. Do total de oportunidades, 757 são para preenchimento imediato e 3.780 para formação de cadastro reserva (CR).
As vagas estão distribuídas entre 24 carreiras e os profissionais contratados poderão trabalhar em qualquer unidade da empresa. Além disso, o edital reserva 20% das vagas para candidatos autodeclarados negros e 8% para pessoas com deficiência, conforme estabelece a legislação.
Há opções para profissionais com formação nas áreas de administração; comércio e suprimento; transporte marítimo; análise de sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio); ciência de dados; economia; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de equipamentos (terminais e dutos, elétrica, eletrônica, inspeção e mecânica); engenharia de petróleo; engenharia de processamento; engenharia de produção; engenharia de segurança de processo; engenharia de segurança do trabalho; engenharia naval; geofísica (física e geologia); e geologia.
A taxa de inscrição custou R$ 79,83. O processo seletivo foi todo organizado pelo Cebraspe.
Leia mais sobre notícias de Salvador no iBahia.com
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!