Foto: Gabriel Pinheiro/Secti
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), entrega nesta terça-feira o Laboratório Vivo para Cidades Inteligentes, no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. A inauguração está prevista para 13h30 e marca o avanço do estado nas áreas de CT&I nos últimos anos.
O espaço será apresentado à sociedade em cerimônia com a presença da secretária interina da Secti, Mara Souza, e da ex-secretária da pasta, Adélia Pinheiro, atual secretária da Saúde.
Também conhecido como Espaço Inovar – Cidades Inteligentes, o principal objetivo do laboratório é de que empreendedores, cientistas e pesquisadores possam desenvolver e testar suas tecnologias em um lugar onde é possível verificar suas funcionalidades e aprimorá-las.
Além disso, o empreendedor poderá utilizar o Espaço Inovar como um showcase, ou seja, há a possiblidade de que seus potenciais clientes assistam as simulações de como aquela solução funciona na prática. Um bom exemplo é o funcionamento de câmeras, drones, atendimento a emergências, inteligência artificial, dentre outras possibilidades.
De acordo com o coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, o "Living Lab", como é mundialmente conhecido, trata-se de um ambiente ideal para experimentação.
"O Espaço Inovar do Parque Tecnológico está destinado a ser um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. Ele é único no Brasil por possuir um espaço de simulação e experimentação de aplicações desenvolvidas pelo ecossistema de inovação. Nesse espaço também será possível que gestores públicos possam conhecer previamente soluções, compreender e analisar a viabilidade de utilização em seus municípios", explicou.
O Espaço Inovar está disponível para empreendedores, pesquisadores, estudantes, profissionais de tecnologia e empresas que poderão apresentar suas soluções tecnológicas para gestores municipais e sociedade civil, de todo o estado.
O processo de seleção para a utilização do laboratório será divulgado oportunamente por meio de editais a serem lançados. Até lá, o laboratório estará em operação assistida para que os empreendedores conheçam suas funcionalidades e se preparem para o edital.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!