A agenda de eventos do Teatro Castro Alves (TCA) passará por alterações por causa do incêndio que atingiu a instalação nesta quarta-feira (25). De acordo com a assessoria de comunicação do local, as mudanças estão em análise e devem ser divulgadas em breve.
Em coletiva, o secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro, já anunciou que a agenda do próximo fim de semana já foi cancelada, para fechamento do espaço cultural e realização da perícia técnica. Os eventos que estavam previstos serão remarcados para outros dias.
Leia também:
Por hora, já há a confirmação também do adiamento do show da cantora Adriana Calcanhotto. A apresentação estava marcada para a quinta-feira (26) e seria realizada na Sala Principal. Uma nova data será anunciada assim que reagendada, conforme divulgou a assessoria.
Incêndio
O incêndio começou ainda no início da tarde desta quarta-feira (25). O fogo afetou o telhado da estrutura, mas não chegou a invadir as áreas internas do teatro, conforme divulgou o governo do estado.
Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Aloísio Fernandes, o incêndio ficou confinado entre duas proteções do terraço e o acesso dos bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro.
“Confinamento de incêndio gera muita energia. Então, tinha muito calor. Nós realizamos a abertura na parte superior, fizemos uma ventilação natural, foi reduzido o calor e identificamos os focos. Assim o combate foi diretamente nos focos e a situação foi controlada”, declarou.
Uma vistoria preliminar realizada pela Codesal apontou que as chamas partiram da cobertura do teatro, onde há execução de serviço com a presença de material inflamável, como fibras e resinas.
https://twitter.com/iBahia/status/1618285927314620416
Ainda conforme a nota, os splits – mecanismos do sistema de combate a incêndio – funcionaram corretamente e ajudaram a resfriar a área, evitando que o fogo se alastrasse pelo prédio. O Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado e atuou no local.
Para a operação foram mobilizadas sete viaturas de combate, uma plataforma aérea, um efetivo de 42 bombeiros e duas unidades de resgate para atendimento de possíveis vítimas – que não teve registro.
No final da tarde, o fogo já havia sido controlado e os bombeiros seguiam fazendo o rescaldo do local, segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Além disso, a Codesal afirmou que não foi constatado que as estruturas do teatro tenham sido afetadas.
Recuperação com brevidade
O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, emitiu uma nota após o incêndio, afirmando que determinou trabalho conjunto de diferentes órgãos estaduais e garantiu a recuperação do TCA com "máxima brevidade".
"Sigo acompanhando de perto a atuação das forças estaduais, principalmente do Corpo de Bombeiros. O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas. Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural", afirmou Jerônimo.
A área atingida ainda passará por uma etapa tática do trabalho do Corpo de Bombeiros, para evitar qualquer possibilidade de reignição e por perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para conclusão da causa do incêndio até então sem evidências.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que um relatório do Corpo de Bombeiros com detalhes dos danos será entregue nos próximos dias. “Determinei que a Secretaria de Cultura, a de Turismo e a Casa Civil me apresentem um relatório do que aconteceu e as providências para que a gente possa reformar e entregar novamente, de imediato, aquele espaço cultural do Estado da Bahia”.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, frisou ainda que a reparação dos danos causados será prioridade máxima da pasta nas próximas semanas.
“A gente não vai medir esforços para fazer tudo o que precisa ser feito. Primeiro para identificar as causas, ver o que realmente causou isso e, depois, para tomar as medidas necessárias para o pronto restabelecimento da sala principal do Teatro Castro Alves”.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!