A dieta vegana está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente pelos benefícios a saúde. De acordo com a Sociedade Vegana, o veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também em todos os setores da vida. Esse tipo de alimentação é desprovida de qualquer produto animal, carnes, ovos, laticínios e até o mel devem ser evitados.
O vegano vai optar por produtos de origem vegetal em sua alimentação, como cereais, leguminosas, nozes, sementes oleaginosas, legumes, verduras e frutas. A pessoa só precisa ter cuidado com a quantidade de nutrientes ingeridos durante o dia, para não causar deficiências nutricionais ao organismo.
Benefícios de ser vegano
Adotar uma dieta vegana equilibrada nutricionalmente pode trazer vários benefícios à saúde. Facilita atingir o peso ideal, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol, previne doenças crônicas e cardíacas e ainda melhora o trânsito intestinal.
Leia também:
Veja um exemplo de cardápio vegano
Café da manhã
1 copo de suco de maracujá batido com banana, couve, semente de girassol e linhaça + duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim
Lanche da manhã
1 iogurte vegetal + 2 biscoitos integrais ou uma fruta (mamão, laranja ou banana)
Almoço
Feijão + arroz integral + brócolis refogado + purê de batata doce
Lanche da tarde
1 porção de frutos frescos (castanha do Pará, amêndoa, nozes e amendoim)
Jantar
Salada de folhas verdes com tomate + brotos de alfafa + abacate + lentilhas com arroz
Ceia
1 fruta (meio abacate, papaia ou ameixa) ou 1 iogurte vegetal + 2 biscoitos integrais
Vale lembrar que a melhor forma de escolher uma dieta alimentar é aquela com indicação de um profissional, pois cada indivíduo possui suas próprias necessidades.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!