A 2ª edição da Feira Vegana e Vegetariana do Vale do São Francisco movimentará Juazeiro, no norte da Bahia, no próximo sábado (19). O evento gratuito, que começa a partir das 13h, tem o objetivo de incentivar o consumo de uma alimentação consciente e saudável. Por isso, que tal aprender 4 receitas com abóbora para inovar no cardápio!?
Vale ressaltar que a feira será Espaço da Reira, localizado no Armazém da Caatinga, na Orla II. Está prevista a presença de expositores da gastronomia vegana, como também de promoção de cuidados com a pele. Além disso, os visitantes vão poder participar de atividades, oficinas e palestras sobre os benefícios do veganismo e práticas sustentáveis.
Leia também:
O que é veganismo?
O Veganismo é uma prática que busca excluir a exploração animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outros meios de consumo. Os veganos acreditam que todos os animais têm direito à vida e à liberdade, sendo possível de alimentar e vestir de forma mais saudável e sustentável.
No entanto, há uma diferença entre o Veganismo e o Vegetarianismo, ao qual os veganos eliminam completamente qualquer produto oriundo de animais. Enquanto as pessoas que se consideram vegetarianas optam por não consumir alguns alimentos de origem animal.
Confira 4 receitas com abóboras para inovar no seu cardápio
A abóbora ou jerimum, é fruto da aboboreira, uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae, sendo uma espécia nativa da América do Sul e rica em vitamina C.
Mini abóboras recheadas com creme de milho
Para fazer a receita de mini abóboras recheadas com creme de milho é necessário os seguintes ingredientes:
- 4 mini abóboras ou abóboras jack
- Creme de milho vegano
- 2 babatas médias cozidas
- 1 xícara água quente
- 1/2 xícara leite vegetal (opcional)
- 1 colher de sopa polvilho doce
- 1 colher de sopa polvilho azedo
- 1 colher de sopa levedura nutricional (opcional)
- 1 colher de chá cebola em pó
- 1 colher de chá alho em pó
- 4 colheres de sopa azeite
- a gosto noz-moscada e sal
- 1 lata milho drenada
- A gosto páprica
No modo de preparo é importante lavar as abóboras e cortar em tampinhas, após isso, retire as sementes, coloque um pouco de sal, pimenta-do-reino e azeite dentro de cada uma. Com o forno pré-aquecido a 200 graus, envolva as aboboras com papel alumínio e leve ao forno por 35-40 minutos, ao saírem elas estarão macias.
Enquanto as aboboras estão no forno, cozinhe as batatas até ficarem moles e leve todos os ingredientes do creme de milho, exceto o milho e a páprica, ao liquidificador, bata até fica homogêneo. Em seguida misture o milho e preencha as abóboras, leve ao forno por mais 10 minutos.
Nhoque de abóbora na frigideira
Uma forma prática de consumir a abóbora é com o Nhoque na frigideira. Para essa recita, os ingredientes necessários são:
- 1/2 abóbora cabotiá
- A gosto azeite
- A gosto pimenta-do-reino
- 1 colher de café sal
- 2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- A gosto páprica para salpicar
- A gosto orégano
No modo de preparo pré-aqueça o forno em 200 graus. Enquanto isso, lave, retire as sementes e corte a abóbora, em seguida asse por 4 0minutos, 20min de cada lado. Com ajuda de uma faca, retire a casca e amasse a abóbora.
Vá colocando a farinha aos poucos até dar o ponto para enrolar a massa. Leve a massa toda a uma bancada enfarinhada. Tire pedaços, enrole, corte e faça a marquinha na massa. Em seguida coloque um pouco de azeite em um frigideira e frite dos dois lados até selar. Pode ser servido com ou sem molho.
Quibe
Para a última receita salgada, a opção seria um quibe de forno. Para fazer o prato é preciso os seguintes ingredientes:
- 3 xícaras trigo para quibe
- 1 e 1/2 xícara proteína de soja granulada
- 1 abóbora paulista pequena/média
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho grandes
- 3 colheres de sopa azeite
- 2 colheres de chá mistura de ervas chimichurri
- A gosto pimenta-do-reino
- A gosto cominho em pó
- A gosto coentro
- 2 colheres de chá sal ou a gosto
- 1/4 de xícara água para bater os temperos
Em seu modo de preparo é necessário hidratar o trigo para o quibe e a soja, cubra com água quente e deixe por uns 30 minutos. Enquanto isso, basta descascar e cortar em cubos a abóbora, retire as sementes e cozinhe até ficar molinha.
Para fazer o tempero, basta bater tudo no liquidificador com um pouco de água e reserve dentro do copo do liquidificador na geladeira. Após o tempo de hidratação da soja, amasse até ficar com a consistência mais fina. Depois da abóbora cozida. Bata os cubos de abóbora no liquidificador, com o tempero reservado e em seguida misture tudo em uma tigela grande.
Pré aqueça o forno em 180 graus nesse momento. Transfira o quibe para um refratário e ajeite com a mão mesmo ou com uma espátula. Leve o quibe ao forno e deixe por 35-40 minutos ou até cozinhar bem e ficar dourado.
Mousse de chocolate com abóbora
Por fim, após as receitas salgadas, vale a pena experimentar a mousse vegana de abóbora. Para essa receita, os ingredientes são:
- 260 g abóbora cozida
- 20 g gotas de chocolate
- 200 ml leite de coco
- 70 g açúcar mascavo
- 20 g cacau
- 15 g amido de milho
- 1 pitada sal
- A gosto canela em pó
- A gosto baunilha
- 50 g avelãs picadas
Corte a abóbora em e cozinhe na airfryer por 20 minutos a 180 graus, ou no forno por 30/40 minutos. Em seguida, coloque a abóbora cozida e o resto dos ingredientes em uma jarra termomix cozinhe a 90 graus por 7 minutos, na velocidade 7.
Ou bata todos os ingredientes no liquidificador, em seguida despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio como um creme, mexendo sempre até atingir a consistência desejada, cerca de 10/15 minutos.
Após esse processo A Mousse de Chocolate Vegano com abóbora estará pronta, deixe resfriar na geladeira.
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!