icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Especialistas explicam como 'frear' os excessos na alimentação

Caso esteja comendo sem ter fome, rápido demais ou não consegue se sentir satisfeito, chegou a hora de ficar atento (a), pois pode estar com a alimentação descontrolada

foto autor

Redação iBahia

10/07/2020 às 17:05 • Atualizada em 31/08/2022 às 16:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Como anda sua relação com a alimentação durante a quarentena? Caso esteja comendo sem ter fome, rápido demais ou não consegue se sentir satisfeito, chegou a hora de ficar atento (a), pois pode estar com a alimentação descontrolada.
“Uma mudança no padrão alimentar da maioria das pessoas durante o isolamento foi evidente e, além da piora qualitativa, houve também um aumento importante de volume e número de calorias”, afirma a nutricionista e doutoranda pela UFBA Vivian Leal. Segundo ela, essa falta de controle é percebida através de atitudes como as listadas anteriormente.
Mas o que está por trás desse comer de forma descontrolada na quarentena? Vivian explica que a resposta está na ansiedade própria do momento em que estamos vivendo em relação a situações de medo, dúvidas e expectativas quanto aos desdobramentos da pandemia.
Esses gatilhos que levam ao descontrole na hora de comer podem também desembocar numa compulsão alimentar, quando grande parte daqueles sinais aparecem em conjunto. “No entanto, esse diagnóstico de compulsão só pode ser dado por profissionais capacitados”, ressalta a nutricionista.

Para ajudar no controle da ansiedade e aplacar esses sintomas de descontrole alimentar, existem hoje diversas soluções disponíveis, desde as naturais como os próprios alimentos até fitoterápicos. A farmacêutica e sócia-fundadora da Singular Pharma, Edza Brazil, conta que esses últimos são produtos de origem vegetal formulados em farmácias de manipulação.

Edza explica que os fitoterápicos possuem diversos mecanismos de ação voltados para combater os gatilhos causadores da comilança desmedida. Entre eles estão atuar no controle das emoções, promover sensação de relaxamento, controlar os níveis de cortisol – associado ao estresse – e estimular a produção de serotonina – neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar e prazer.
A farmacêutica lembra ainda da importância de beber água para manter a saúde física e emocional em dia e a contribuição de ativos como zembrim, relora e florais no combate às manifestações de ansiedade que podem provocar esse descontrole alimentar na quarentena.
Conheça algumas substâncias que podem atuar como fitoterápicos e auxiliar a comer sem descontrole
Melissa officinalis
Camomila (Matricaria recutita)
Passiflora
Valeriana
Cava-cava
Griffonia simplicifolia
Erva de São João
Mulungu
Aswhaganda
Rhodiola Rósea
Ativos que podem diminuir a ansiedade
Zembrim
Relora
Florais

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde