Que tal sair do mundo das salas de aula e ir conhecer um pouco mais da história nas cidades portuguesas? Esta será a realidade de dezesseis alunos da rede pública durante dez dias quando forem visitar Lisboa e Cintra para refazer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Os alunos selecionados, que estudam em escolas de Salvador e de Mata de São João, participam do ‘Era uma Vez... Brasil’, projeto de arte-educação direcionado para adolescentes do oitavo ano da rede municipal de ensino.
Depois de seis meses de atividades, o programa chegou à sua etapa final e divulgou os nomes dos estudantes que viajarão para o intercâmbio em novembro. Os 16 estudantes que representarão a Bahia na viagem participaram das duas etapas iniciais do projeto, realizadas desde março, e passaram por oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, história em quadrinhos e capoeira. No segundo ano consecutivo, o projeto 62 escolas municipais, 18 em Mata de São João e 44 em Salvador.
Leia também:
O programa também promoveu o lançamento do livro de HQs ‘O Dilema de Dom João’, que reuniu as 100 melhores tirinhas produzidas durante o projeto.
“Nas etapas anteriores pudemos trabalhar desde a formação dos professores envolvidos até a convivência dos alunos em um ambiente de trabalho coletivo. Agora, nessa etapa final, eles poderão vivenciar o que os livros contatam nas histórias dos reis e rainhas em Lisboa, em uma conexão entre passado e presente”, resume Marici Vila diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!