O projeto Opará Saberes prorrogou até quarta-feira (2) as inscrições para o novo edital apoio ao ingresso de mulheres negras na pós-graduação pública.
O projeto foi criado para oferecer ciclos de formação e mentoria, acompanhamento psicológico e desenvolvimento de práticas para o aperfeiçoamento da fala pública.
Leia também:
As candidatas podem se inscrever em até duas modalidades, curso e mentoria, basta assinalar a escolha durante o cadastro, que devem ser feitos por meio deste link. O ciclo formativo acontecerá entre os dias 19 de setembro a 20 de novembro de 2022.
Nesta edição, as candidatas podem participar de cinco cursos, sendo eles: Masculinidade, Violências de Gênero e Interseccionalidade; Gênero, Poder e Ciências; Sistemas de Justiça e Prisionizacão; Saúde da Mulher e Saúde da População Negra; e Colonialidade, Literatura e Epistemicídio. Ao todo, o curso tem 36 horas-aulas no formato hibrido.
Já no caso da mentoria, acontece com 40 horas de tutoria, individual para cada candidata. Além disso, as mulheres terão acompanhamento psicológico e dicas de como apresentar seu projeto para uma banca de seleção.
Depois das edições de 2016 e 2017, o projeto retorna em 2022, com a participação de professores e professoras de diversas universidades brasileiras.
A primeira edição de Opará Saberes aconteceu em 2016, pautando descolonização do conhecimento , reunindo mais de 500 pessoas para debater o projeto de universidade que acolha e respeite a população afrodescendente. Ambas as edições aconteceram em Salvador.
Leia mais sobre Educação no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!