Com 45 questões e tendo muitos pontos em jogo, a prova de Matemática se destaca no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de ser uma única disciplina, as possibilidades de temas são muitas para a avaliação. Por isso, O GLOBO ouviu especialistas para indicarem os principais pontos que podem cair no próximo domingo, dia 11.
— Os conteúdos não costumam ter muita novidade. São temas recorrentes: estatística, probabilidade, geometria espacial, áreas de figuras planas e leituras de diagramas ou gráficos — afirma Fellipe Rossi, professor do Colégio e Curso de A a Z.
O docente aponta que existem algumas tendências que podem servir de norte para o candidato nesta reta final.
— Há assuntos que têm caído nos últimos anos e que não chamam tanto a atenção dos candidatos. São eles: logaritmos, funções trigonométricas, especialmente as compostas com cálculo de máximos, mínimos e períodos de função. São assuntos desafiadores e que costumam vir dentro de questões difíceis.
Para o professor Rodrigo Fraga, do colégio Andrews, o Enem está mostrando uma constância nos temas abordados na avaliação de Matemática.
— A prova de Matemática do Enem mantém uma tendência no que tange aos temas cobrados ao longo dos anos.
Fraga afirma que o estudante pode se preparar para alguns pontos e ratifica a importância de analisar o enunciado.
— Assuntos como razão e proporção; leitura e interpretação de gráficos; porcentagem, geometria plana e espacial, análise combinatória; probabilidade; função exponencial e logarítmica são conteúdos que serão abordados. No entanto, diante das 45 questões, não podemos deixar de citar funções afim e quadrática; assim como P.A e P.G. Cabe ressaltar o caráter contextualizado da prova, onde informações relevantes podem estar no comando das questões.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade