Se você é empreendedor, mesmo que micro, já deve ter ouvido falar do conceito de big data. Se não ouviu, deveria. Esse conjunto de dados obtidos na internet podem se tornar diferenciais para micro e pequenos empreendedores.
A forma como esses dados são traduzidos, as ferramentas utilizadas para lidar com eles e os insights que podem nascer a partir da análise dos mesmos podem ajudar o empreendedor a alavancar os negócios.
Para o especialista em Customer Experience & Growth, Lucas Dantas, todo empreendedor terá que olhar, em algum momento, para números e planilhas, tendo sempre os dados como auxiliares nos processos de tomada de decisão. “Os dados ajudam, mas também podem atrapalhar bastante. Eles não podem ser ditadores do negócio. Quem define o que vai ser feito é o executivo ou o microempresário”, afirmou Dantas.
A análise bem-feita dos dados provenientes da internet pode auxiliar nas previsões de mercados e prognósticos, em operações e na identificação de problemas, por exemplo. A partir daí, é mais fácil chegar ao objetivo, como captar novos clientes.
“Cada vez mais os pequenos negócios estão incrementando processos com maior agilidade e isso é prerrogativa básica para alcançar novos clientes. Neste processo, os dados ajudam a mapear problemas, prever resultados e implementar novas estratégias de atuação”, destaca Camila Passos, gerente da Unidade Comunicação e Marketing do Sebrae Bahia.
Para saber mais como usar os dados para alavancar seu negócio, confira o terceiro episódio do podcast Projeta Junto!, que aborda o tema.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!