Possibilidade de expansão ou de novos negócios para micro e pequenas empresas, a entrada em marketplaces - ou shoppings virtuais, tem sido uma tendência de mercado e de oportunidades que exige planejamento, estratégia e controle.
Canal virtual para compra e venda de produtos, o marketplace chegou ao Brasil em 2012, e foi logo ganhando força e oferecendo vantagens tanto para quem deseja anunciar produtos, quanto para quem está em busca de algo para comprar.
Leia também:
Segundo a Neotrust, empresa especializada no monitoramento do e-commerce brasileiro, o dia 15 de março de 2022, Dia do Consumidor, movimentou cerca de R$ 722 milhões de reais em vendas online no país, representando aumento de 22% em relação a 2021.
De acordo com a eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, a estimativa é de que em 2022, o e-commerce movimente U$ 5,5 trilhões de dólares em todo o mundo, com estimativa de crescimento superior a 3% até 2025.
Podendo funcionar de forma excelente para alguns mercados e não tão bom para outros, existem vantagens e desvantagens no marketplace, o fato é que a venda online permite que o seu produto ganhe alcance a novos clientes espalhados por qualquer lugar do mundo.
Como vantagens, podemos listar:
- Alcance de novos públicos;
- Possibilidade no aumento do volume de vendas;
- Custo reduzido de investimento;
- Ganho de visibilidade.
Entre as desvantagens;
- Necessidade de estudo e investimento em logística;
- Maior controle sobre estoque;
- Investimento em reenvios de produtos extraviados ou danificados;
- Impacto sobre a personalidade da marca, uma vez que as pessoas adquirem o seu produto pelo marketplace e não na loja própria.
Considerado um atalho para lançamento e alcance de novos públicos, algumas empresas se estruturam para só comercializarem via ‘shoppings virtuais’, enquanto outras as utilizam como trampolim. Para quem quer começar a se aventurar nas vendas virtuais, estudar as melhores estratégias e planejar as etapas são essenciais para garantir o sucesso dos negócios.
Leia mais sobre Conexões e Negócios no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Rodrigo Almeida
Rodrigo Almeida
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!