A atriz Ludmila Dayer compartilhou, na quarta-feira (28), que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em uma live realizada nas redes sociais, a artista de 39 anos explicou que a doença foi provavelmente desencadeada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar) - que é da mesma família do vírus da herpes e comete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos. A transmissão do vírus é pelo contato direto seja pela saliva ou objetos contaminados e transfusões de sangue.
Ludmila mora nos Estados Unidos e os primeiros sintomas apareceram através da visão e da cognição.
Leia também:
Ainda durante o relato, a atriz disse que demorou um ano para conseguir um diagnóstico concreto e que hoje controla os sintomas com alimentação.
"Era um sintoma atrás do outro e por isso eu fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer. Ludmila começou a pesquisar o tema e resolveu adotar um protocolo alimentar para ajudar a combater os sintomas", detalhou.
"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo."
O Vírus Epstein–Barr já provocou sintomas de esclerose relatadas por outras artistas, como a atriz Guta Stresser, de 49 anos; e a comediante Claudia Rodrigues, de 52. As duas chegaram a se encontrar em agosto deste ano e falaram de planos para montar uma peça sobre o tema.
Ludmila Dayer começou a atuar com apenas 10 anos de idade no longa "Carlota Joaquina, princesa do Brazil" (1995). A estreia na TV foi na novela "Xica da Silva" (1996) e na TV Globo, estreou na novela "Corpo dourado" (1998). A primeira protagonista foi com a personagem Joana, da sétima temporada de "Malhação", que foi ao ar em 2000.
Leia mais sobre Nem Te Conto no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!