Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm > fala bahia
Whatsapp Whatsapp
FALA BAHIA

Moradores de condomínios se mobilizam por valores do IPTU na capital

Moradores reclamam que tem pago valores diferentes apesar de morar no mesmo condomínio

Redação iBahia • 09/01/2023 às 19:00 • Atualizada em 11/01/2023 às 17:02 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

				
					Moradores de condomínios se mobilizam por valores do IPTU na capital
Foto: Ascom/Sefaz
Ouça o áudio
00:00

Moradores de Salvador têm reclamado sobre os reajustes do valor do IPTU, imposto predial e territorial urbano, aqui na capital. Segundo eles, além dos aumentos, pessoas do mesmo condomínio tem pagado valores diferentes, como explica a advogada Linéia Costa.    

“Nós aqui vizinhos de um mesmo condomínio recebemos os lançamentos para pagar o IPTU com valores totalmente diferentes dentro de um mesmo condomínio com apartamentos exatamente iguais a prefeitura estava cobrando valores diferentes por exemplo do meu apartamento pro meu vizinho debaixo tinha uma diferença de mil reais”, explica a advogada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A advogada ainda conta que a prefeitura tem cobrado os valores pelo ano de construção do imóvel e não pela área do mesmo.

“Daí nós descobrimos que essa cobrança foi instituída na legislação em virtude do ano de entrega do habite do condomínio, se o seu apartamento for entregue até dois mil e treze você tinha direito as travas e o seu apartamento foi construído a partir de dois mil e quatorze, você não tinha desconto nenhum, então você tinha que pagar pela planta genérica de valores que foi instituída em dois mil e treze. Então quem paga o valor cheio paga até dez vezes mais do que o apartamento exatamente igual, mas que teve o habitat entregue até dois mil e treze”, conta.

Com o objetivo de chamar atenção para essas queixas, os moradores criaram o movimento "IPTU justo salvador", que já fez carreatas, passeatas e atos em frente à câmara municipal. A secretaria da fazenda de salvador, reforçou que o valor do IPTU dos contribuintes soteropolitanos não terá aumento real em 2023. Segundo a pasta, o projeto de lei encaminhado à câmara dos vereadores fará apenas o reajuste monetário de 5,5%, inflação prevista para o acumulado do ano.

Leia mais sobre Fala Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

RELACIONADAS:

MAIS EM FALA BAHIA :

Ver mais em Fala Bahia