Com a chegada do verão, os bancos de sangue enfrentam dificuldades para manter os estoques e atender aos pacientes. Segundo a assistente social e coordenadora da fundação Hemoba, Iara Matos, é justamente neste período que os estoques precisam ser reforçados.
“Mobilizar os voluntários e aqueles doadores também que já são fidelizados mas não estão doando por alguma questão específica pessoal, então o objetivo é mobilizar toda a população baiana para que possam comparecer a qualquer unidade da Fundação Hemoba e realizar essa doação de sangue principalmente nesse período do verão agora independente do momento das datas comemorativas que antecedem no caso carnaval os atendimentos na área da saúde eles permanecem inclusive até existe um aumento bastante significativo por conta mesmo dessa questão da chegada de turistas tanto o próprio brasil aqui de outros estados como também de outros países, então a necessidade de um incremento no nosso estoque de abastecimento se faz necessário”, explica a assistente social.
Leia também:
Para incentivar os doadores a buscar os postos da Hemorrede pública estadual durante a alta estação, a entidade lança hoje a campanha "doar é a onda do verão. A coordenadora da Hemoba explica que a ação, realizada no hemocentro coordenador, na Vasco da Gama, vai contar com o apoio de diversas atrações musicais para embalar o ritmo da solidariedade.
“Doar é a onda do verão ela começa hoje no hemocentro coordenador aqui em Salvador. A programação será embalada pela música baiana da banda de percussão Mambaía que é integrada por músicos percussionistas da Timbalada e do Olodum e também terá participação da nossa cantora aqui baiana Ju Moraes, além da participação de baianas com trajes típicos e alguns membros também dos Filhos de Gandhi”, conta a coordenadora da Hemoba.
Os voluntários ainda podem realizar o cadastro de medula óssea em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para ter mais informações sobre os requisitos necessários à doação de sangue e medula óssea, é só acessar o site hemoba.ba.gov.br.
Leia mais sobre Fala Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também: