Não é por acaso que a região de Cajazeiras é popularmente conhecida como Cajacity, fazendo referência a uma verdadeira cidade. E se tratando de Cajazeiras X, o comércio realmente parece o de uma grande metrópole. Feiras, microempreendimentos, grandes negócios, comércio informal. Tudo favorece para que os moradores da região não precisem sair do bairro para encontrar o produto ou o serviço que deseja.
Sérvio Túlio dos Santos, que é presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Cajazeiras, destaca que o comércio local favorece para o crescimento de emprego e renda.
Leia também:
“Nós temos muitas grandes empresas, que são de fora, mas boa parte do comércio da região é composto por comerciantes que são moradores do próprio bairro. Isso muito importante, inclusive, porque eles conhecem as necessidades e as dificuldades dos clientes, e isso traz uma facilidade na hora de desenvolver sua atividade. Vale destacar que isso traz também para Cajazeiras X uma capacidade maior de geração de emprego e de renda”, pontua Sérvio Túlio.
Um ponto forte do comércio local em Cajazeiras X é a Rótula da Feirinha. Situada em uma região central, o espaço é, inclusive, um ponto de referência para quem não conhece o bairro. Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Salvador, cerca de 160 feirantes licenciados atuam no local.
O comerciante Deraldo Ferreira, que atualmente vende utensílios para celulares, trabalha há seis anos na Rótula e destaca que o espaço é um dos locais mais importantes da região.
“Aqui vem gente de vários lugares. De Paripe, de toda a Suburbana, de Candeias, Feira de Santana. Ou seja, quem mora em Cajazeiras X não precisa sair do bairro para comprar os utensílios que procuram para suas casas”, enfatiza.
Pensando em fortalecer ainda mais o empreendedorismo regional, Jair Leal, conhecido em Cajazeiras X como Jair da Bike, decidiu utilizar sua ferramenta de trabalho para estimular os moradores a consumirem os produtos que são vendidos no próprio bairro.
“Junto com outros parceiros e com apoio das redes sociais criamos o projeto ‘Quem Ama Cajazeiras Compra no Bairro – A Cada um Real Gasto Gera Emprego e Renda’. Ao longo dos 10 anos dessa iniciativa já fizemos uma pesquisa, através da Associação de Empresários e o Sebrae, e foi contatado que a cada dez empregos gerados agora no bairro, oito são de moradores que já moram aqui em Cajazeiras”, reforça.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: