icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Meninos começam a sair de caverna na Tailândia

Autoridades do país anunciam primeiros resgates de grupo de 12 jovens e seu treinador presos no local há mais de duas semanas

foto autor

Redação iBahia

08/07/2018 às 9:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Autoridades tailandesas anunciaram na manhã deste domingo o resgate dos primeiros dos 12 meninos de uma equipe de futebol presos em uma caverna junto com seu treinador há mais de duas semanas. A perigosa operação teve início na madrugada deste sábado para domingo no Brasil, já manhã de domingo no horário local e pode levar ainda dois ou três dias para que todos sejam retirados do local onde estão refugiados na caverna parcialmente inundada.



Até às 10h da manhã deste domingo (horário de Brasília), já seriam seis os meninos resgatados, informou à agência de notícias Reuters um integrante das equipes médicas que participam da operação.

- Dois meninos estão fora. No momento eles estão no hospital de campanha junto à caverna - afirmou Tossathep Boonthong, chefe do Departamento de Saúde de Chiang Rai e integrante da equipe de resgate, à agência de notícias Reuters. - Estamos os examinando e eles ainda não foram removidos para o hospital de Chiang Rai.

Segundo o site do jornal tailandês "Bagkok Post", um dos meninos é Mongkol Boonpiem, de 13 anos. Já o segundo ainda não foi identificado. Ainda de acordo com a publicação tailandesa, eles teriam sido levados de helicóptero para o Hospital Chiangrai Prachanukroh, na região, onde as famílias deles os aguardam.

Mas mais meninos também já podem ter sido resgatados. De acordo com a rede de TV americana CNN, três já saíram da caverna, enquanto a agência de notícias AFP diz que outros quatro deles chegaram à base da operação de resgate próxima à entrada da caverna, de onde poderiam sair à pé.

- Quatro jovens alcançaram a terceira galeria, onde fica a base de socorro, e podem sair a pé - afirmou à AFP Kongcheep Tantrawanit, porta-voz do Ministério da Defesa da Tailândia.

MERGULHADORES TAILANDESES E ESTRANGEIROS PARTICIPAM DO RESGATE

A operação de resgate tem a participação de cinco integrantes das forças especiais da Marinha tailandesa e 13 especialistas de nível mundial, procedentes de países com experiência em espeleologia que seguem para o local onde estão os jovens, informou mais cedo Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e líder da célula de crise que está coordenando a operação de resgate, que afirmou hoje ser o "dia D" para salvar o grupo.

O trajeto na caverna de Tham Luan tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. A morte de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa na sexta-feira durante uma operação de abastecimento mostra o nível de perigo da travessia. Vários dos meninos, com idades entre 11 e 16 anos, não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho.

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estão os meninos e o técnico: seis para ir e cinco para voltar, graças à ajuda da corrente. Ainda assim, as autoridades tailandesas estão otimistas quanto ao resgate. A célula de crise considera que as condições atuais para um resgate são "perfeitas", especialmente no que diz respeito ao nível da água na caverna.

- Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias - afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo