icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Embaixada brasileira na Rússia recebe pedido de asilo de Edward

Delator de esquema de monitoramento americano enviou pedidos de asilo a 21 países, incluindo o Brasil

foto autor

02/07/2013 às 16:50 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta terça-feira (2) que o Brasil recebeu pedido de asilo de Edward Snowden, ex-funcionário da CIA, responsável por revelar um esquema de monitoramento de informações pessoais pelo governo americano, que teria acesso direto aos servidores de nove grandes empresas de internet
Edward Snowden, enviou pedidos de asilo a 21 países, incluindo o Brasil. Além de pedidos anteriores para Equador e Islândia, o WikiLeaks disse que sua assessora jurídica no caso Snowden, Sarah Harrison, enviou pessoalmente outros pedidos em nome de Snowden.
“Os pedidos foram entregues a um oficial do consulado russo no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, no final da noite”, disse o WikiLeaks em uma declaração publicada online.
“Os documentos descrevem os riscos de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos e já começaram a ser entregues pelo consulado russo para as embaixadas relevantes em Moscou.”
As petições em nome de Snowden foram feitas para Áustria, Bolívia, Brasil, China, Cuba, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Itália, Irlanda, Holanda, Nicarágua, Noruega, Polônia, Rússia, Espanha, Suíça e Venezuela, acrescentou o grupo.
Na segunda-feira, Snowden acusou o presidente dos EUA, Barack Obama, de “pressionar os líderes” de países que ele tem procurado proteção.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo