A doença se chama síndrome da cabra assustada, oficialmente conhecida como miotonia congênita, mas também (raramente) pode afetar cães.
Exemplo disso é Peter, um cocker spaniel de Sheffield (Inglaterra) que costuma "desmaiar" sempre que fica excitado ou amedrontado com alguma coisa. Com patos, durante o passeio matinal, é frequente.
A condição emite sinais do cérebro aos músculos de todo o corpo, causando uma paralisia temporária. Essas reações ocorrem devido a um estresse emocional muito elevado, fazendo com que as cabras (e outros animais) paralisem de uma hora para outra e caiam com as pata rígidas viradas para cima.
Apesar de serem chamados de "desmaios", na realidade as cabras não perdem a consciência. A condição é resultado de uma extrema rigidez dos músculos após algum susto. Essa característica é genética e não acontece com todas as cabras. A paralisia normalmente dura apenas alguns segundos, e o animal rapidamente recupera os movimentos. O primeiro caso foi relatado em 1880, no Tennessee (EUA).
Assista a Peter entrando em pane:
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!