Funcionários que trabalhavam na construção de um estacionamento na usina nuclear de Fukushima, destruída por um tsunami em 2011, encontraram uma bomba enterrada. O artefato, com 89 centímetros de comprimento e 15 centímetros de diâmetro, provavelmente foi lançado por forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco), companhia que opera a usina, a bomba “foi detectada às 07h30 (pelo horário local) por um empregados de uma empresa subcontratada para construir um estacionamento”. O artefato se encontrava a uma distância de apenas um quilômetros dos reatores 2 e 3 da usina.
"Avisamos aos serviços policiais que agora estão encarregados de seguir com o caso", afirmou o porta-voz à AFP. As Forças de Autodefesa devem se encarregar das operações de retirada da bomba, após análise dos riscos de explosão.
A região onde se encontra a usina Fukushima Daiichi, entre as cidades costeiras de Futaba e Okuma, abrigou no período da guerra uma base aérea do império japonês, e foi bombardeada pelos EUA, segundo informações da Tepco.
A usina nuclear está em obras para o desmantelamento de seis reatores, sendo que quatro deles sofreram graves danos após explosões provocadas por um tsunami, há seis anos.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!