icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Procura por aulas de mergulho cresce no Verão; saiba onde fazer

Mistérios do fundo mar faz crescer procura por escolas de mergulho em Salvador na estação mais quente do ano

foto autor

28/12/2013 às 10:50 • Atualizada em 31/08/2022 às 6:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As belas praias e a extensa orla marítima de Salvador têm atraído cada vez mais adeptos à prática do mergulho, seja ele de forma profissional ou amadora. Com a chegada do Verão, que teve início no último sábado (21), a tendência é que a procura pelo esporte só aumente. Na capital baiana, muitas escolas de mergulho oferecem cursos para as pessoas que querem iniciar no esporte.
Busca por aulas de mergulho crescem com a chegada do verão
Responsável pela escola Galeão Sacramento, localizada no Porto da Barra, o instrutor Bruno Souza trabalha como mergulhador desde 1994, e explica que a prática vem crescendo em Salvador, mesmo com o temor que muitos têm do mar. "Muitas pessoas têm medo do mar, achando que é um bicho-papão. Quando elas têm a oportunidade de conhecer, de experimentar, elas percebem que não é nada daquilo, e aí toma o hábito de querer conhecer cada vez mais. O mistério que o mar possui é atrativo. As pessoas percebem que ele não é nada daquilo que elas pensavam e passam a querer conhecer cada vez mais, se especializando cada vez mais. Graças a Deus em Salvador isso está cada vez aumentando mais", explicou Bruno.
A escola oferece dois tipos de mergulho, um curso básico de oito aulas, com cinco práticas e três teóricas, e um batismo, que é a iniciação no mergulho, onde após uma rápida aprendizagem teórica, os alunos vão para água e fazem um mergulho de 50 minutos. Após o batismo, muitos decidem voltar e continuam mergulhando. Foi o caso do analista de sistemas Flávio Santos, que já adquiriu seus próprios equipamentos e pretende iniciar no mergulho profissional.
"Eu busquei o mergulho por causa de um amigo. Fiz o batismo e agora estou fazendo o curso. É surpreendente o que a gente encontra lá embaixo [no fundo do mar]. A gente não imagina, mas aqui mesmo no Porto [da Barra] tem embarcações que naufragaram, isso a 10, 12 metros. Eu já adquiri alguns equipamentos e quero seguir com o mergulho profissional. Eu me pergunto porque não fiz isso antes. Mergulhar é sensacional", explicou Flávio.
Mas não são apenas os baianos que estão atraídos pelas belezas do fundo do mar. A paraense Flávia Fernandez viajou de Belém a Salvador apenas para fazer o curso básico de mergulho. Segundo Flávia, as águas escuras da terra natal não permitem que o esporte seja praticado, por isso a veio até a Bahia.
Flávia veio de Belém para fazer o curso de mergulho
"Não faz muito tempo que eu mergulho. Eu comecei em outubro deste ano, já tinha muita vontade de mergulhar, mas não tinha conseguido. Em outubro eu vim pra cá, fiz o batismo e depois disso eu me apaixonei de vez. Eu cheguei na quarta-feira (18) e vou embora segunda (23), vim de Belém só para fazer o curso básico e a tendência é que eu me torne uma mergulhadora profissional", conta Flávia, que já faz planos para voltar. "Em Belém não tem como fazer. Além de não ter escolas, a água é escura, não dá para mergulhar. Tem alguns lagos, mas são um poucos distantes. Por isso eu optei por vir pra cá. Eu já estou com um pacote comprado para em janeiro voltar aqui para a Bahia, só para mergulhar", disse a paraense. Já o mineiro Bruno Takarashi aproveitou a passagem por Salvador para mergulhar pela primeira vez. Bruno contou que não teve problemas na primeira experiência e que pretende iniciar de vez no esporte.
"A sensação é muito boa. A natureza é fantástica, mesmo não estando em uma profundidade muito baixa. Só precisamos cuidar um pouco mais das nossas praias, mas foi tudo muito tranquilo. Foi só seguir as orientações, o treinamento básico que nós tivemos é super tranquilo. Eu pretendo continuar mergulhando", revelou Bruno Cuidados - Para iniciar a pratica do mergulho, alguns cuidados precisam ser tomados. Segundo Bruno, as aulas são voltadas para pessoas entre dez a 80 anos, que não estejam resfriadas. Mulheres grávidas podem mergulhar até o quarto mês de gestação. Já as pessoas que decidem iniciar o mergulho de forma independente precisam ficar atentas.
"Por mais que a gente tenha amigos que possuam a prática, que tenham uma certa experiência e queiram passar a informação para a gente, essa informação precisa ser passada da forma correta. Caso isso não aconteça, a informação não for passada de forma correta para cada um de nós, há um sério risco de machucarmos, principalmente, os nossos ouvidos, que é uma parte bem sensível do nosso corpo. Bruno explica ainda que o mergulho é indicado para todas as pessoas, já que trabalha tanto o aspecto físico, quanto o psicológico. "O mergulho trabalha tanto a parte física, já que você trabalha todo o seu corpo, quanto psicologicamente, pois você também trabalha a mente. Como Salvador tem muitos navios no fundo do mar, quando você mergulha você acaba viajando na história, começa analisar aquela embarcação que está no fundo, o que houve na época dele. Então, isso é interessante, porque você faz a união entre a parte física e a parte psicológica do corpo", conclui. Abaixo, confira algumas escolas que oferecem aulas de mergulho em Salvador com seus respectivos telefones. Galeão Sacramento - Av. Sete de Setembro, nº 3835, Centro Comercial Porto da Barra Tel.: 3264-2065UWBahia - Av. Octávio Mangabeira, 1683 - Sala 301 - Pituba Tel.: 3482-1188Escola de Mergulho Corais - Tel: 9966- 4545 Email: [email protected] Dive Bahia - Av. Sete de Setembro n.º 3.809 – Porto da Barra Bahia Tel.: 3264-3820 Bahia Scuba - Av. Lafaiete Coutinho (Av. Contorno), 1010, Bahia Marina Tel.: 3321-0156 *Sob supervisão do Editor-Chefe Diego Mascarenhas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes