A última rodada da Série B será disputada no domingo (6), com todos os jogos disputados no mesmo horário - às 18h30. Cruzeiro e Grêmio já estão garantidos na primeira divisão, enquanto Bahia, Vasco, Ituano e Sport brigam pelos os outros dois lugares.
Bahia e Vasco estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto Ituano e Sport - em 5º e 6º - correm por fora para entrar no G-4. No entanto, em apenas três das 16 edições da Série B em pontos corridos um time que estava fora da zona de classificação confirmou o acesso ao final do campeonato.
Leia também:
As três exceções aconteceram em 2014, 2018 e 2019. O Avaí foi o primeiro a conseguir esse feito. Em 2014, na 37ª rodada, o clube catarinense ocupava o sexto lugar, com 59 pontos, mesma pontuação do Boa Esporte, que tinha um triunfo a mais. Na rodada final, o Leão da Ilha derrotou o Vasco, por 1 a 0, e garantiu o acesso no quarto lugar.
Em 2018, o CSA ficou com a vaga da Ponte Preta. Na 37ª rodada, o time nordestino estava em quinto, com o mesmo número de pontos da Ponte, que era quarta colocada. Na rodada final, o CSA goleou o Juventude por 4 a 0 e subiu ao lado de Fortaleza, Avaí e Goiás - a Ponte apenas empatou.
No ano seguinte, em 2019, o Atlético-GO ficou com a última vaga para a Primeira Divisão. Na 37ª rodada, o Dragão era o quinto colocado com 61 pontos, mesma pontuação do América-MG, que tinha duas vitórias a mais. O Atlético empatou, mas o time mineiro perdeu.
Confronto direto
Um confronto direto dará ainda mais emoção para a última rodada da Série B. Ituano e Vasco se enfrentam e podem trocar de posição na tabela. O time carioca pode ser ultrapassado pelo Ituano, 5º com 57, se perder o jogo do próximo domingo, no Estádio Novelli Júnior, em Itu-SP.
Terceiro colocado com 59 pontos, o Bahia precisa apenas de um empate diante do CRB, também no domingo, em Maceió, para se classificar. Já o Sport, que está na sexta posição com 56 pontos, tem que vencer o Vila Nova, no mesmo dia, no Estádio OBA, em Goiânia, e torcer para o Bahia perde. Nesse caso, ainda é preciso tirar uma diferença de sete gols de vantagem para o time baiano.
Em caso de derrota para o Ituano, o Vasco pode subir mesmo assim. Para isso, o Bahia precisa perder o jogo por dois gols a mais do que o clube carioca.
Por exemplo, se o revés do Cruz-Maltino for por 1 a 0, e o do time baiano for por 3 a 0.
Chance de acesso para a Série A
- Cruzeiro - 100%
- Grêmio - 100%
- Bahia - 97.6%
- Vasco - 52.8
- Ituano - 49.6
- Sport - 0.046
Confrontos dos times na briga pelo G-4
- CRB x Bahia
- Ituano x Vasco
- Vila Nova x Sport
Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!