Quando surge a pergunta "pontos corridos ou mata-mata?" os defensores da segunda opção argumentam: tem mais emoção. Mas quem disse que um campeonato disputado em pontos corridos não pode ter uma disputa acirrada e jogos que parecem uma final? A Série B de 2022 terá uma dessas "finais" na 35ª rodada. Isso porque dois confrontos influenciam diretamente no G-4 da competição. Além disso, os duelos são contra times com histórico de Série A: Grêmio x Bahia e Sport x Vasco.
Os dois jogos serão disputados no mesmo dia e horário: domingo (16), às 16h. O Bahia vai até Porto Alegre disputar o segundo lugar da Série B com o Grêmio. Se vencer, assume a vice-liderança. Em caso de derrota ou empate, segue em terceiro lugar, mas pode ficar em uma situação mais preocupante.
Leia também:
Com 56 pontos, o Bahia está a um ponto do Grêmio, e logo atrás tem o Vasco, com 55 pontos. Se o alvinegro-carioca perder do Sport, atualmente em sexto lugar, e o Bahia também perder do tricolor gaúcho, a parte de cima da tabela ficaria assim:
- 3º Bahia - 56 pontos
- 4º Vasco - 55 pontos
- 5º Sport - 55 pontos
Ou seja, a distância do Bahia para o quinto colocado diminuiria para apenas um ponto. O Tricolor seguiria dependendo só de si para garantir o acesso para a Série A, mas traria muita emoção - usando um eufemismo - para a disputa. Por isso, a rodada é considerada tão importante.
Os dois jogos também são essenciais para os outros concorrentes. Se vencer, o Grêmio se isola na segunda colocação e vê o acesso ainda mais perto. Mas caso perca, voltará ao "bolo" daqueles que lutam para não sair do G-4, sendo ultrapassado pelo Bahia. E em caso de vitória do Vasco, também perderia posição para o clube carioca.
Para o Vasco, vencer é ainda mais importante. Caso não consiga os três pontos em Recife, o alvinegro só não seria ultrapassado pelo Sport por causa do saldo de gols - atualmente, o Vasco tem 11 gols de saldo e o Sport, três. Ou seja, o Rubro-negro dificilmente passaria o time do Rio neste critério.
O Sport também tem uma única missão: vencer. Com um retrospecto positivo - foram quatro vitórias e um empate nas últimas cinco partes - o Leão da Ilha se aproximou do G-4. Para manter o ritmo, vencer é fundamental. Em caso de derrota ou empate, pode perder posição para o Ituano, que enfrenta o Criciúma no sábado (15).
Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!