Faltando onze rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a dupla Ba-Vi está na luta para se manter no G4 e conseguir subir para a Série A. Em conversa com
iBahia, o comentarista da TV Bahia Darino Sena fez um balanço sobre a atuação dos times baianos na atual temporada e fez sua aposta de qual time deve subir.
|
---|
Vitória e Bahia estão no G4 com mesma pontuação, atrás do Botafogo e Paysandu (Foto: Arisson Marinho/ Correio e Divulgação/ EC Bahia) |
Para o jornalista, o Bahia e o Vitória estão realizando "campanhas decepcionantes". "É um campeonato tecnicamente muito fraco. Até para um padrão de Série B eu esperava mais. Então era obrigação da dupla disputar pelo topo da tabela, ainda mais por terem orçamentos bem superiores aos adversários."Nas próximas rodadas os clubes podem apresentar rendimentos superiores por conta dos espaços maiores de tempos entre as partidas (próximos jogos do Bahia e do Vitória acontecem nos dias 26/09 e 3/10). "Eles vão precisar se ajustar com o material humano que tem e que está demonstrando insuficiente pela incapacidade que os times tiveram de montar elencos mais competitivos para a Série B", ressaltou Darino.Disputando ponto a ponto na linha de frente da tabela, Vitória e Bahia contam com 46 pontos cada, seis atrás do primeiro colocado (Botafogo) e um do segundo (Paysandu). Mas, qual time baiano deve subir? Ou será que os dois? Ou nenhum? "Eu já tive mais convicção para o acesso dos dois. Era obrigação dos dois estarem lutando pelo título. Tenho pouca esperança pelo título e minha certeza de acesso já não é tão grande. Mas eu prefiro acreditar que os dois vão subir juntos", opinou o jornalista.
|
---|
Técnicos do Vitória e do Bahia, Mancini e Sérgio Soares. (Foto: Arquivo Correio e EC Bahia/ Divulgação) |
Mesmo com os problemas nas atuações das equipes, o comentarista pontuou méritos nos desempenhos dos dois técnicos. "Sérgio Soares dá espaço para a garotada, mudou a mentalidade de jogo do Bahia, que era um time extremamente defensivo nos últimos anos, foi campeão baiano e fez uma boa campanha no Nordeste. Mas está demorando muito para mexer no time ao longo dos jogos e fica muito preso a um plano de jogo. Mancini tem mais acertos que erros. Ele pegou o time no meio da temporada e teve que remontá-lo. Só que ele precisa apresentar uma variação de jogo para o Vitória", afirmou.Confira a avaliação de Darino sobre o desempenho dos clubes baianos na atual temporada:
|
---|
"Esperava que ele fizesse uma campanha muito mais segura", disse Darino sobre o Bahia (Foto: Divulgação/ EC Bahia) |
Bahia"O Bahia foi um time que se estruturou muito antes do Vitória. Ele já tinha uma base e uma maneira de jogar bem definida antes da Série B começar. Tinha feito uma campanha consistente no Campeonato Baiano e na do Nordeste, então a gente esperava que ele fizesse uma campanha muito mais segura pelo que ele mesmo construiu antes da temporada. Infelizmente isso não aconteceu, por conta de uma série de fatores, como deficiências na formação do elenco, queda do rendimento técnico com as principais referências do time, como Pittoni, Tiago Real e Souza, as más contratações e alguns problemas com Sérgio Soares, que não tem conseguido apresentar alternativas de jogo a esta baixa produtividade do time."
|
---|
"É um time que joga muito bem quando o adversário dá espaço", ressaltou o comentarista sobre o Rubro-Negro (Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO) |
Vitória"O Vitória começou a errar lá no começo por conta da outra diretoria que montou um time fraco, que só sofreu humilhação, no Nordeste e no Baiano. Mudou a diretoria e tentaram ir por um caminho que não deu certo. Só que eles tiveram mérito, pois em muito pouco tempo conseguiram montar uma equipe muito competitiva. É um time que joga muito bem quando o adversário dá espaço. Mas, quando o adversário se fecha, joga na retranca e exige do Vitória outras características, o time não vai bem. É o que temos visto nos últimos jogos em casa."
Destaques das equipes "No Bahia é difícil apontar um destaque atual, por conta dessa oscilação. Acho que o destaque é o Kieza, que foi muito atrapalhado por lesões, mas quando teve 100% ele conseguiu fazer o que se espera dele e foi referência positiva dentro do campo.No Vitória, são dois destaques, Escudero, que começou a temporada muito mal, mas estabilizou a questão física e voltou a ser o Escudero que definia partida e puxava o time para frente, e Rhayner, que foi reinventado pelo Mancini e ganhou uma função importante no meio de campo."