O Campeonato Taitiano de futebol é diferente dos torneios que costumamos ver ao redor do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, o vencedor de uma partida ganha três pontos e em caso de empate os dois times ganham um. No Taiti funciona de outra forma. O vencedor ganha quatro pontos, o empate vale dois pontos e quem perde leva um ponto.
Em entrevista ao site do canal fechado ESPN Brasil, o Diretor de Competições da Federação Taitiana, Charles Ariiotima, explicou. "Com esse sistema, mesmo que um time perca todos os jogos, não ficará com zero ponto no final. Não queremos ninguém triste. O futebol é, antes de tudo, alegria". A fórmula segue os ideais do Barão Pierre de Coubertin, que idealizou os Jogos Olímpicos e dizia que o "importante é competir".
Na Tahiti Ligue Mana, nome do campeonato nacional do Taiti, só não se ganha ponto em caso de derrota por WO. O sistema foi adotado na temporada 2005/2006, com aprovação da Fifa. "Desde que adotamos, os jogos ganharam mais intensidade. Isso refleitiu muito na melhora do nosso futebol e também da seleção", revela Ariiotima. A Seleção do Taiti venceu a Copa das Nações da Oceania e representou o continente na última Copa das Confederações, tornando-se sensação no Brasil.
Leia mais
Ex-jogadores revelam esquema de compra de vaga na Seleção Brasileira
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade