|
Uri Valadão conquistou título mundial em 2008 |
O baiano Uri Valadão quer provar que o título mundial de bodyboarding, conquistado em 2008, não foi um acidente. Depois de algumas lesões e de mudanças de regulamento, que alteraram o sistema de pontuação, o atleta abre 2012, quarta-feira, doido para estar de novo no topo.
Desde o início do mês, o Baiano Voador, apelido pelo estilo ousado de manobras, treina pesado nas ondas de Pipeline, no Havaí. Melhor brasileiro no Circuito, ano passado, como 5º lugar no ranking, Uri admite que os vacilos nas etapas iniciais têm feito falta no fim do ano. "Minha intenção é começar a temporada com resultados melhores do que ano passado. Isso me ajudaria a correr atrás de um possível bicampeonato mundial e não apenas melhorar no ranking", projeta o baiano.
Em 2011, a pontuação nas baterias eliminatórias passou a ser aferida em melhor de três notas. Antes, os competidores tinham apenas uma chance de pontuar. "Tive muitas dificuldades com os novos critérios em 2011, mas finalmente consegui me adaptar", garante, confiante em deslisar bem nas ondas e voar de novo até o topo do mundo.