
Um dos fins do uso dos bots é a disseminação de notícias falsas online. Ou seja, programas de computador que são implementados e criam e compartilham fake news com o objetivo de causar algum dano. Esses conteúdos normalmente são criados e disseminados em redes sociais, que já começaram a fazer parcerias com agências de checagem de fatos para tentar combater o problema.
As ações dos bots podem ter consequências práticas na sociedade. Nos últimos anos, em várias partes do mundo, eleições tiveram seus resultados diretamente influenciados pela utilização desses softwares.
Mas é preciso ressaltar que nem todos os bots são programados para disseminar fake news ou alguma outra atividade ilegal. Existem bots que são positivos para identificação de corrupção e desinformação, por exemplo.
Denuncie
Antes de acreditar no que está sendo postado, confirme a informação em algum site de notícias confiável e com credibilidade. Além disso, você pode denunciar as fake news criadas e compartilhadas por bots em redes sociais.
As dúvidas podem ser tiradas e as denúncias podem ser feitas também através dos canais oficiais do Governo da Bahia, do WhatsApp (71) 9 9646-4095 e do site www.bahia.contraofake.com.br.
Veja também:
Leia também:

WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta quarta (11)

A importância da sua imagem profissional e as redes sociais

Trabalhadores são alvo de fake news sobre sequestro de crianças na BA

Ator Stepan Nercessian pede novos seguidores para conseguir trabalho

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
