icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Ponto G: conheça cinco curiosidades sobre o clitóris

Pequeno órgão é responsável pelo prazer no corpo feminino

foto autor

Redação iBahia

04/10/2019 às 19:02 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Você tem facilidade em chegar ao orgasmo durante o sexo? Se a resposta foi não, saiba que essa é uma realidade de diversas mulheres. O responsável pelo prazer feminino é o clitóris, pequeno órgão do sistema reprodutor. Ele tem alta sensibilidade e a falta de conhecimento sobre o funcionamento dele pode estar associado a essa dificuldade de chegar na hora H. Para desvendar esse órgão, confira abaixo cinco curiosidades sobre ele.

É igual a um pênis?
Não exatamente, mas existem semelhanças. De acordo com a ciência, o pênis e o clitóris são homólogos uns aos outros, ou seja, ambos compartilham uma “origem embrionária comum”. Basicamente, tanto o pênis quanto o clitóris se desenvolvem a partir dos mesmos tecidos enquanto o bebê está crescendo no útero.

Por que fala-se pouco sobre ele?
A sexualidade dos corpos femininos é tão focada na vagina que mesmo as mulheres muitas vezes não sabem do poder desse pequeno órgão. Um estudo em 2005 descobriu que as alunas de graduação não eram mais propensas do que seus colegas do sexo masculino a localizar o clitóris em um diagrama.

Nunca envelhece:
É a única parte do corpo humano que nunca envelhece. Uma vez maduro, o clitóris permanece no auge de seu poder pelo resto da vida de uma mulher. Isso significa que você terá a mesma capacidade orgásmica aos 95 anos de idade, como você fez quando era adolescente.

Pode ficar ereto:
Muito parecido com o pênis masculino, o clitóris pode ficar ereto. Durante a excitação, os vasos sanguíneos se dilatam, enviando mais sangue para a área, o que faz com que ela inche. Quando o tamanho do órgão aumenta ou se expande, ele recebe o que chamamos de vasocongestão.

Ele cresce:
Seu clitóris continua crescendo mesmo depois de outras partes do seu corpo estarem prontas. Devido à mudanças nos hormônios, quase dobra de tamanho durante a puberdade, e fica ainda maior – quase sete vezes- após a menopausa.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento