Aquela viagem dos sonhos, economizar uma graninha, perder uns quilos a mais. Agora não tem mais desculpa. O carnaval acabou e o ano, como dizem, enfim começou. Para transformar metas em ações, se organizar mental e fisicamente é fundamental. Estabelecer metas viáveis é o primeiro passo.
— A renovação a cada ciclo é necessária. O ser humano se move pela esperança, pelos projetos. Para isso, organização e disciplina são fundamentais — diz Aline Vilhena Lisboa, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Mas nem sempre é fácil colocar sonhos em ação. A psicoterapeuta afirma que a falta de limites impossibilita projetos. Para viajar, não tem jeito, os excessos financeiros terão de ser controlados, ela explica.
— Há ainda estudos que mostram que o espaço físico organizado colabora para organização interna. Projetamos no ambiente o que está na nossa mente — observa. A psicanalista e coach Andreia Rego explica como é possível ajustar o planejamento financeiro, viabilizando metas.
— Além de planilhas, bem vindas para quem tem facilidade, há aplicativos e sites em que é possível cadastrar as despesas fixas e variáveis. Essas ferramentas permitem criar sinalizações de gastos, cálculos e outras funções que ajudam a ver como tem lidado com dinheiro — diz.
Para chegar lá, a coach aconselha ser persistente, positivo e sempre grato.
‘O dinheiro é gasto vivendo coisas novas’
A publicitária Mariana Medeiros, de 22 anos, se planeja e consegue fazer três viagens ao ano.
— O importante é ter foco e objetivo. Ao definir um plano de viagem é necessário abrir mão de certos luxos e nunca fui muito consumista. Costumo juntar dinheiro para viagem sem ter nenhuma marcada. Às vezes, do dia para a noite, surge uma promoção e já tenho como bancar. O dinheiro é gasto vivendo coisas novas e diferentes.
Dicas para se organizar e atingir metas:
Defina os objetivos
As ideias de mudança podem ser muitas. Para que elas se tornem ações, comece definindo o que quer. Quais áreas e em que você pretende mudar? Na vida particular, profissional? Liste pontos principais.
Coloque no papel
Escrever as metas pode ajudar você a entender melhor quais são elas, se são viáveis e o que você precisa fazer para atingi-las. Aproveite e as coloque em ordem de prioridade para não se enrolar.
Estabeleça prazos
Isso faz com que você se cobre para cumprir e estruturar suas metas. Prazo indeterminados ou muito longos acabam não garantindo o foco no dia a dia, deixando-as em segundo plano.
Um passo de cada vez
Fragmente as metas. Se a vontade é emagrecer dez quilos, estabeleça pequenas conquistas, como dois quilos para iniciar. O caminho até o fim pode ser longo e pequenas vitórias ajudam.
Ações de sucesso
Com as metas bem definidas, vá atrás do que deve fazer para torná-las realidade. Se é uma viagem, procure agências, pesquise preços. É passar em um concurso? Informe-se.
Crie alternativas
Uma das metas é juntar dinheiro, mas teve uma emergência e precisou gastar mais? Não desista no primeiro imprevisto. Procure outra saída. Faça e venda docinhos, revenda peças de roupa que não cabem mais.
Cenário favorável
Insira na rotina atividades que contribuam para atingir suas metas sem exigir muito da sua agenda. Ou ganhe tempo, diminuindo as horas ligadas nas redes sociais, por exemplo.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade