icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Blogueiras falam sobre alcance das novas mídias para marcas

Blogs têm o poder de disseminar marcas e produtos através da opinião

foto autor

18/01/2011 às 13:43 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:48 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Rio de Janeiro - Comunicação e novas mídias são, no mundo contemporâneo, iniciativas que não podem faltar às empresas que querem conquistar seu lugar no mercado e o consumidor. Se o ramo de atuação for moda, essa necessidade é ainda maior. Uma das provas mais convincentes disso é o poder dos blogs em propagar produtos e marcas. De olho nessa efervescência da atualidade foi que a organização da 17ª edição do Senac Rio Fashion Business abriu sua programação de fóruns, promovendo o encontro entre lojistas e blogueiras. Para debater a importância da conexão das grifes com esse universo, estiveram presentes autoras dos blogs cariocas Modices, Cajun DeSastre e Fashionismo.

Para início de conversa, as garotas deixaram claro que as marcas e suas assessorias precisam entender a proposta e a relevância dos blogs para a partir daí definir sua estratégia de comunicação com esses meios. Pelo fato de muitas blogueiras não terem formação jornalística e atuarem em outras áreas ou serem muito novas, os blogs ainda são vistos como um "passatempo" das fashionistas. Isso leva a uma interpretação errada da atuação das autoras de blogs. Por isso, as marcas rejeitam anunciar nos blogs ou simplesmente dar informações sobre suas coleções em primeira mão. "Não basta só colocar o proseco na loja e convidar a gente para ir lá. Muitas vezes, fazem lançamentos de coleção para as blogueiras e não tem nem uma pessoa na loja para nos dar informação. É como se estivessem fazendo um favor para nós", comenta Carla Lemos, do Modices.

Interatividade - Mas quem age dessa forma, de acordo com as meninas, está perdendo tempo e fechando os olhos para as imensas possibilidades de negócios e divulgação de sua marca com enorme alcance, já que quando a informação é lançada na web pode ir muito mais longe do que se pensa. O melhor de tudo é que o retorno sobre produto testado por uma blogueira e comentado em um post recebe imediatamente o feedback do leitor/internauta. "O que se bota no ar, é experimentado e se a internauta tiver dúvida, em cinco minutos, ela vai perguntar e a gente vai responder. É uma relação objetiva", frisa Thereza Chammas, do Fashionismo. Ana Claudia Lopes, do Cajon DeSastre, completa: "É uma relação de amiga mesmo e as leitoras interagem com isso. Quando a gente gosta muito de um produto, dividimos isso com elas. As marcas que percebem isso, querem mostrar os produtos pra gente". Ao levar em conta que essa interatividade se estende para redes sociais como twitter e facebook, a informação ganha muito mais volume. A blogueira Carla Lemos, no entanto, reforça que o recebimento de um produto ou roupa para teste não garante que haverá post ou que a crítica vai ser sempre elogiosa. A principal razão de ser de um blog é a opinião, o que fez crescer a credibilidade no meio, e isso elas querem preservar junto aos seus leitores.

Interesses -
Dicas e tutoriais, looks, famosos, fotos e notas de bastidores, lançamentos de produto de beleza são alguns dos temas que fazem a audiência subir quando divulgados pelo blog. Porém, quem quer começar a escrever um não pode achar que isso basta. Estar ligado em áreas afins como arquitetura, gastronomia, cultura e tecnologia também é essencial para garantir bons conteúdos e não ficar apenas no superficial. Portanto, para as novas blogueiras que pensem em abrir uma página na web, visando só o glamour, um recado: isso fica restrito às capas de revistas e às passarelas. "Tem de escrever, buscar boas fotos. É muita ralação", diz Ana Claudia (Cajum DeSastre).

Dicas - Se para ganhar relevância no mercado, cada blog precisa mostrar seu diferencial e tratar o conteúdo como algo precioso, para ganhar vez nos blogs, as marcas também precisam fazer sua parte. Uma marca que quer ser comentada na web precisa ter um blog ou site e estar presentes nas mídias sociais. E não basta ter uma página, é fundamental que ela traga informações completas e fresquinhas sobre a marca, a loja e a coleção, com boas fotos e disponíveis para download, porque é de lá que as blogueiras poderão retirar as imagens para comentar na rede. Ajuda muito se o blog ou site não tiver flash, caso contrário, é provável que a página do concorrente seja a melhor opção. Responder às perguntas e comentários do twitter, facebook, orkut também cai bem, além é claro, dos comentários dos posts. Por falar em post, blogs corporativos precisam falar sobre a marca e sua produção, e podem fazer isso de forma leve, divertida e informativa, sem recorrer à agenda cultural da cidade ou coisa parecida. Quando as pessoas entram na página da marca, querem conhecer a marca, o resto pode ser encontrado em outros lugares. "É interessante mostrar como é feita a modelagem, a coleção, os bastidores disso. Assim, as pessoas vão conhecer melhor a marca", lembram as blogueiras.

Comunicação - E para finalizar, as blogueiras são categóricas ao afirmarem que o melhor para as marcas não é anunciar ou fazer parcerias com os blogs que apresentam maiores audiências, até mesmo porque a medição de acessos pode não ser exata, uma vez que cada fonte de mediação dá um resultado diferente. O ideal é falar diretamente com o cliente, portanto, as grifes e lojas devem escolher pelo perfil do blog. É melhor levar sua mensagem para 100 pessoas que vão ler o blog e vão até a loja comprar do que se dirigir em vão para mil internautas que não se interessam pelo seu produto e fazer seu banner concorrer com outros tantos nos blogs mais badalados.

* A jornalista viajou a convite da organização do evento.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento