icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Sem pudores com nudez, Juliana Paes filma 'Dona Flor'

O clássico de Jorge Amado volta às telonas, 40 anos depois da primeira versão

foto autor

Redação iBahia

31/07/2016 às 10:40 • Atualizada em 01/09/2022 às 14:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Se tem coisa que a maioria das mulheres sonha é com segurança, fidelidade e aquela pegada despudorada... E nisso, Dona Flor é felizarda, num realismo fantástico, com seus dois maridos. Agora, o clássico de Jorge Amado volta às telonas, 40 anos depois da primeira versão, estrelada por Sonia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça. Na releitura dirigida por Pedro Vasconcelos, com estreia prevista para o ano que vem, Juliana Paes vive Flor; Marcelo Faria é Vadinho; e Leandro Hassum, Teodoro.

				
					Sem pudores com nudez, Juliana Paes filma 'Dona Flor'
— Tudo o que a gente quer é certeza, carinho, e também luxúria, toque... Essa história tem um jeito Jorge Amado de fazer a leitura perfeita dos desejos de uma mulher — elogia Juliana, que encurtou o cabelo e engordou (mas não diz quanto) para ficar com o corpo mais parecido com o de uma dona de casa dos anos 40: — O Pedro me falou: “preciso que você fique mais roliça’’. Eu estava musculosa, com os braços e o abdômen desenhados demais para a época. Na verdade, perdi definição. Parei com o boxe, a musculação e dei uma liberadinha na alimentação (risos).
A Dona Flor da atriz “tem mais do que recato e sensualidade, é mansa e doce”, destaca a protagonista. Para dar veracidade à paixão da professora de culinária pelo malandro, ela e Marcelo se entregaram à história, temperada com sexo. Nas cenas de intimidade, ambos ficaram nus e sem dublês de corpo.
— Não trabalhamos com pudores. Eles se dispuseram para as filmagens, mas há uma preocupação em não expor essa nudez sem necessidade — deixa claro o diretor.

				
					Sem pudores com nudez, Juliana Paes filma 'Dona Flor'
Juliana simplifica:
— Não usamos tapa-sexo porque, fisicamente, ia tornar tudo mais complicado. No meio de uma sequência, tirá-lo porque está aparecendo a lateral do corpo seria mais constrangedor. Ia travar, perder a fluência, a empolgação. Meu cuidado foi pedir para reduzir a equipe no set. Contei muito com a parceria e a amizade do Marcelo e do Pedro.
Faria foi o que mais ficou exposto durante as filmagens em Salvador e no Rio. Vadinho aparece andando nu pela casa, vivo e depois de morto. Mas há quase dez anos em contato com o boêmio (a peça que o ator encenava reuniu mais de 500 mil espectadores pelo Brasil em cinco anos), ele tirou de letra.
— Foi uma entrega total. A gente viveu a situação como tem que ser vivida, colocando os limites profissionais — afirma.
O fato de o ator ser padrinho de casamento de Juliana com seu marido, o empresário Carlos Eduardo, facilitou a sinergia.
— Nunca fiquei nervosa e incomodada com esse tipo de cena. Para mim, mais vale bater um papo com o diretor antes e entender o que ele quer passar com aquilo. Não é fácil, sempre existe um constrangimento em ficar nua em pelo, mas quando se trabalha com quem confia, tudo funciona. Eu sei que vai aparecer coxa, lateral de seio, mas nada explícito. Não há intenção de exibir nossos corpos de forma gratuita. O apelo é mostrar a química de um casal apaixonado. São cenas poéticas.

				
					Sem pudores com nudez, Juliana Paes filma 'Dona Flor'
Segundo Pedro, Hassum foi o único poupado já que, depois de ficar viúva, Flor se casa com o farmacêutico metódico e religioso, que só faz amor duas vezes por semana, com bis nos sábados:
— Ele só transa de pijama amarelo, e ela de camisola.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto