A chalot é servida redonda no Rosh Hashaná |
É costume também comer carne e beber vinho doce nesta data. Na segunda noite do Rosh Hashaná, deve-se comer uma fruta nova. Faz parte da tradição também que seja colocada no centro da mesa da ceia uma cesta contendo frutas com muitas sementes, para que as boas ações sejam numerosas no ano que chega. Também se costuma comer maçã, alho poro, acelga, tâmara, abóbora, feijão roxinho, romã, peixe e cabeça de carneiro. Antes de ingerir cada um desses nove alimentos, recita-se uma prece especial.
Neste dia, segundo a tradição, deve-se evitar comer alimentos temperados com vinagre ou raiz forte, para que o ano não seja amargo.
Uma das tradicionais receitas do Rosh Hashaná é o lekach, um bolo feito com café, canela e cravo-da-índia. Aprenda a fazer:
Ingredientes:
3 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 4 colheres de sopa de canela em pó 1 colher de sopa de cravo-da-índia moído 1 colher de sobremesa de noz-moscada 1 pitada de sal 1 xícara de chá de óleo de cozinha 1 xícara de chá de açúcar ½ xícara de chá de açúcar mascavo 3 ovos 1 colher de sopa de extrato de baunilha 1 xícara de chá de café coado ½ xícara de chá de suco de laranja 1 xícara de chá de mel
Modo de preparo:Coloque os ingredientes secos numa tigela (farinha, fermento, canela, cravo, noz-moscada e sal), misture bem e reserve. Em outro recipiente, junte os ingredientes molhados (óleo, extrato de baunilha, café, suco de laranja e mel).
Numa batedeira, bata os ovos com os açúcares e acrescente aos poucos os ingredientes secos, alternando com os ingredientes molhados até formar um creme homogêneo.
Unte duas formas de pão com óleo e polvilhe-as com farinha. Transfira a massa para as assadeiras e leve-as ao forno preaquecido a 180ºC até dourar (cerca de 40 minutos).
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade