icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Jantar: aprenda a fazer uma carne louca desfiada

Tudo fica pronto em 2h e o rendimento é de 10 porções

foto autor

Redação iBahia

24/03/2022 às 18:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Divulgação / Panelinha

Carne louca é um clássico da cozinha. Além de ser deliciosa, tem um preparo prático e que combina com qualquer acompanhamento. Se você ainda não tinha pensando no jantar de hoje, confira a receita abaixo indicada pelo site Panelinha. Tudo fica pronto em 2h e o rendimento é de 10 porções.

Carne Louca Desfiada

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Ingredientes

  • 1,5 kg de coxão mole em peça
  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 litro de água quente
  • 3 folhas de louro
  • 2 colheres (chá) de orégano seco
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ervas frescas variadas a gosto para servir

Modo de Preparo

  1. Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos antes de começar o preparo – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Descasque os dentes de alho.
  2. Corte o coxão mole em 3 partes e retire qualquer excesso de gordura – assim ele se acomoda melhor dentro da panela. Tempere a carne com sal e pimenta a gosto.
  3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, coloque um pedaço da carne e deixe dourar bem de todos os lados – vire com uma pinça apenas quando descolar do fundo da panela. Transfira o pedaço dourado para uma travessa e repita com as outras duas partes de carne, regando com azeite a cada leva.
  4. Regue com um pouco da água quente e, com uma espátula, raspe o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao caldo. Volte as três partes de carne para a panela e cubra com o restante da água quente. Se não cobrir até a metade da carne, complete com mais água. Junte as folhas de louro, os dentes de alho, ⅔ de xícara (chá) do vinagre e ½ colher (sopa) de sal.
  5. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
  6. Enquanto isso, descasque e corte as cebolas em metades e as metades, em meias-luas. Transfira para uma tigela e tempere com o orégano e pimenta-do-reino a gosto.
  7. Regue a cebola com 3 xícaras (chá) do caldo de cozimento quente, misture o restante do vinagre e deixe curtir em temperatura ambiente – além de absorver os sabores, as cebolas ficam mais macias e perdem o ardido.
  8. Numa tábua, desfie os pedaços da carne ainda quente com dois garfos. Transfira para uma travessa e regue com o restante do caldo de cozimento – o caldo mantém a carne úmida. Cubra e leve à geladeira para esfriar.
  9. Quando estiverem frias, misture a carne com as cebolas cusrtidas e o caldo. deixe a carne desfiada absorver os sabores por ao menos 30 minutos antes de servir. Regue com o azeite e sirva com folhas de ervas frescas.

Planejamento
Você pode armazenar a carne louca desfiada, com a cebola e o caldo, na geladeira por até 2 dias antes de servir – quanto mais tempo a carne permanece no caldo, mais gostosa fica. Mas atenção: a carne desfiada deve esfriar antes de ser misturada ao molho de cebola. Se ela estiver quente, absorve o molho, e o preparo pode ficar ressecado.



Leia mais sobre Gastronomia no
ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia